25 junho 2024, 18:56
Áustria foi mecânica e termina no 1.º lugar do grupo (crónica)
Países Baixos ficam em 3.º; austríacos fizeram da intensidade a maior valência e surpreendem ao ficarem à frente de neerlandeses e de França
Capitão da seleção neerlandesa considerou que a 'Laranja Mecânica' é «sobrevalorizada»
Os Países Baixos foram bastante criticados após a derrota frente à Áustria (2-3), que os fez descer para o terceiro lugar do grupo D. Ainda assim, a Laranja Mecânica avançou para os oitavos de final do Euro 2024, onde irá defrontar a Roménia.
Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, o capitão dos neerlandeses, Virgil Van Dijk, analisou a sua exibição frente aos austríacos: «Compreendo perfeitamente as críticas. Não sou estúpido, mas também sei que posso fazer melhor e que devo ser melhor, e é nisso que estou a trabalhar. Não fiz o meu melhor jogo contra a Áustria. Isso afecta-me, mas também acredito que as coisas em geral podem e devem correr melhor. A equipa, como um todo, não funcionou, mas eu olho primeiro para mim. Eu poderia ter contribuído muito mais.»
25 junho 2024, 18:56
Países Baixos ficam em 3.º; austríacos fizeram da intensidade a maior valência e surpreendem ao ficarem à frente de neerlandeses e de França
«Talvez nos tenhamos sobrevalorizado. Havia muito a dizer e a analisar. Contra a Áustria, as coisas correram completamente mal. Foi um jogo muito mau. Foi um jogo muito mau. Falámos de muitas coisas e agora temos de as provar», continuou o jogador do Liverpool.
O defesa considerou, ainda, que terá de haver uma melhoria no rendimento dos neerlandeses na próxima fase da competição: «Foi um grande abrir de olhos, mas se continuarmos da mesma maneira, não teremos mais nada para fazer aqui. Isto tem de mudar rapidamente, caso contrário, ficaremos sentados em casa a pensar no que poderia ter sido. Não é isso que queremos.»
Em relação ao seu próximo adversário, a Roménia, Van Dijk afirma que os Países Baixos irão estar prontos: «Somos humildes e não estamos a olhar para o próximo jogo [nos quartos de final]. Não vamos subestimar ninguém, na terça-feira temos de estar totalmente concentrados no trabalho que temos pela frente.»
O encontro frente à Roménia, a contar para os oitavos de final do Euro 2024, realiza-se na próxima terça-feira, às 17h (hora portuguesa), na Allianz Arena, em Munique.