V. Guimarães quer redimir-se contra o rival SC Braga
Álvaro Pacheco (foto: IMAGO)
Foto: IMAGO

V. Guimarães quer redimir-se contra o rival SC Braga

NACIONAL05.05.202415:57

Derrota em Vila do Conde numa semana atribulada fez praticamente cair o objetivo de chegar ao pódio

A semana bastante atribulada no seio do V. Guimarães, com notícias de negociações entre o treinador Álvaro Pacheco e os brasileiros do Cuiabá, teve reflexos negativos na equipa profissional, que se apresentou desligada no jogo com o Rio Ave e o resultado (2-1 para os vilacondenses) reflete o que se passou em campo. Os vitorianos acalentavam o sonho de chegar ao terceiro lugar, mas agora esse objetivo é praticamente uma miragem, pois FC Porto e SC Braga -- que se defrontam na última ronda da prova -- teriam de perder os dois jogos que ainda têm por disputar e o V. Guimarães vencer os dois que tem pela frente, o primeiro a começar já frente ao rival do Minho, o SC Braga.

Fica a clara sensação de que o grupo de trabalho ficou abalado com todo o turbilhão de notícias relacionadas com a possível saída do treinador, o que irá acontecer no final da época, pois a confiança entre a Direção para com a equipa técnica terminou com as negociações que Álvaro Pacheco teve com os dirigentes do Cuiabá num restaurante em Lisboa. Este divórcio terá tido influência no rendimento da equipa, que não esteve ao seu melhor nível na deslocação a Vila do Conde, onde hipotecou as esperanças de ficar no pódio do campeonato.

Ainda assim, a equipa de Álvaro Pacheco ainda pode alcançar o quarto lugar na tabela classificativa e tem ainda a ambição de bater um recorde do clube na Liga. Com 60 pontos amealhados ao fim de 32 jornadas da Liga, os vitorianos estão a apenas dois de igualarem o registo máximo pontual obtido pelo emblema da cidade berço, curiosamente alcançado em duas temporadas distintas. Os vitorianos Álvaro Pacheco podem superar a marca dos 62 pontos, atingida pelas equipas de 1995/1996 e 2016/2017 e isso será sempre um estímulo para o sempre apetecível dérbi do Minho que se aproxima.

TOMÁS HANDEL É BAIXA NO DÉRBI DO MINHO

Por força do cartão amarelo que viu na deslocação a Vila do Conde, Álvaro Pacheco não poderá contar com o contributo de Tomás Handel na receção ao SC Braga, no próximo fim de semana. O influente jogador é assim uma baixa de vulto para um encontro que poderá definir muito daquilo que vai ser a classificação dos vitorianos no final da temporada. Há várias hipóteses em cima da mesa para substituir o jovem formado no clube e pode passar pela inclusão de Jorge Fernandes ou Mikel Villanueva na defesa, fazendo com que Manu Silva possa subir para o corredor central do meio-campo.

Zé Carlos ou Nuno Santos também são outras possibilidades em cima da mesa, mas a estratégia será devidamente afinada por Álvaro Pacheco e seus adjuntos durante a semana que se avizinha para um jogo em que os vimaranenses querem retificar a imagem deixada em Vila do Conde e logo frente ao grande rival SC Braga.

Do ponto de vista clínico, Afonso Freitas (entorse no joelho esquerdo), João Mendes (a recuperar de cirurgia) e Telmo Arcanjo (a recuperar de cirurgia) permanecem entregues aos cuidados do departamento médico do V. Guimarães.