V. Guimarães-Benfica: o rei Arthur voltou a ser soberano
V. Guimarães-Benfica, Grafislab

V. Guimarães-Benfica: o rei Arthur voltou a ser soberano

NACIONAL11.02.202422:32

Campeão nacional sai de Guimarães com um ponto e bem pode agradecer ao seu ponta de lança... suplente

As imagens da meia hora de futebol mal praticado no Santa Clara-FC Porto ainda estavam frescas. O relvado do V. Guimarães, porém, revelou-se verdadeiro campeão e aguentou a chuva intensa e imparável que fazia companhia às duas equipas. E os jogadores dos dois lados também foram verdadeiros heróis, tentando, e conseguindo, jogar e muito bem, depressa se percebendo que nem as faltas sucessivas por causa do estado do relvado condicionariam o espetáculo.

Vitória de Guimarães em grande momento, ao colo dos seus adeptos, entrou bem, forte, perto do golo, Trubin logo percebeu que tipo de noite teria.

O golo vimaranense, na sequência de penálti cometido por Kokçu sobre Tomás Ribeiro, chegou com justiça ao minuto 35’, por Tiago Silva. Com a ironia de que o Benfica já equilibrava as operações quando se viu em posição de desvantagem. 

Não foram, pois, precisos mais do que 5 minutos para os encarnados reclamarem: Rafa aproveitou trivela maravilhosa de Di María e subiu novamente a parada. A cada golo a renovação de contrato poderá ficar mais cara.

Com o intervalo à vista, o Vitória ainda ameaçou novamente, por Tomás Ribeiro, teria contornos de justiça, mas não, 1-1 ao intervalo, que premiava também os milhares que foram ao estádio. Belo jogo, uma serenata à chuva.

Início da segunda parte, Roger Schmidt corrige e lança Arthur Cabral, a sua ausência não foi fácil de entender. Seria forma de encaixar Bah, Aursnes e João Mário no mesmo onze? Florentino também entrava, Kokçu estava em risco, com amarelo, e já cometera um penálti.

Schmidt mostrava que queria ganhar, mas quem fazia realmente por vencer eram os vimaranenses, que entraram a mil à hora e rapidamente encostaram o Benfica à sua área. Apesar do frio, Jota Silva parecia faca quente em manteiga e derretia Morato. Foi do extremo vitoriano que saiu a bola, direitinha, para André Silva fazer o 2-1, ao minuto 61. Álvaro Pacheco bem avisara na conferência de Imprensa de antevisão do encontro…

O equilíbrio chegou logo a seguir: Borevkovic, num momento de aparente loucura, perdeu a cabeça e abordou lance de sola. Atingiu de forma assustadora Florentino Luís e o vermelho nem teve discussão. Nem mesmo do lado vimaranense.

Rafa ameaçou, estava fora de jogo, mas Jota Silva, ao minuto 73, só não celebrou o 3-1 porque o guarda-redes de quase dois metros do Benfica tem dimensão realmente gigante. Que defesa com o pé esquerdo!

Nem a superioridade numérica parecia fazer a diferença. O Benfica recuperava terreno, jogava mais tempo no meio-campo ofensivo, mas não chegava perto da baliza de Charles. 

Quem chegava perto da baliza era o Vitória de Guimarães, Mangas falhava o 3-1 aos 88’, aos 90’ pagava o preço. Toda a equipa. Arthur Cabral, bem servido por Di María, fazia o 2-2 com bela cabeçada. Mais um golo decisivo a terminar, mais um golo bonito. Mostrava que não deveria ter começado no banco.

Resultado feliz para os campeões nacionais, resultado penalizador para o Vitória de Guimarães, que foi melhor equipa mesmo em desvantagem numérica. Roger Schmidt deixa dois pontos e um meio-campo em Guimarães, dado que perde, por castigo, Kokçu e Florentino para duelo com Vizela.

O resumo da partida

Termina a partida (2-2)

Empate penalizador para o V. Guimarães e feliz para o Benfica, que não foi melhor mesmo quando jogou em superioridade numérica. Valeu, uma vez mais, a Roger Schmidt o rei Arthur, que estragou a festa.

6 minutos de tempo extra

90' - GOLO! 2-2, por Arthur Cabral. Que cabeçada do brasileiro, após novo cruzamento doce de Di María. 

88' - Quase o 3-1! Mangas atira ao lado, bola bem perto do poste direito!

83' - Di María aparece em boa posição, mas estava adiantado. Charles também não deixava entrar esta.

Melhor assistência do V. Guimarães em 2023/2024.

25.015 espectadores

77' - Benfica perde um meio campo! Florentino vê o amarelo e também não pode jogar com o Vizela.

O golo anulado a Jota.

73' - Jota Silva, quem mais, escapa a toda a gente e aparece perante Trubin, que faz defesa incrível com o pé esquerdo. Era o 3-1.

O golo que deu nova vantagem.

64' - Borevkovic perdeu a cabeça, atingiu Florentino com a sola da bota, vermelho sem discussão. Até os companheiros perceberam a gravidade do lance.

Um lance em que Arthur Cabral foi à relva. 

61' - GOLO! 2-1, por André Silva. Mais uma bela jogada de Jota Silva na direita, desta vez encontrando André Silva no coração da área. Belo gesto técnico a evitar António Silva e Trubin, levando a bola direitinha para o lado direito da baliza do Benfica.

57' - Jota Silva está com vontade... Fez novamente o que quis de Morato e entrou pela área do Benfica com perigo, valeu Trubin a intercetar o que poderia ser passe para golo. 

56' - Jota Silva faz o 2-1, bela cabeçada, mas estava uns metros adiantado. Nem era preciso VAR...

O golo de Rafa de outro ângulo.

Kokçu terá de cumprir um jogo de castigo na receção do Benfica ao Vizela.

Benfica sem Kokçu e João Mário e com Arthur Cabral e Florentino.

Joga-se a segunda parte

Imagens do túnel de acesso aos balneários mostram Roger Schmidt a protestar com o árbitro Luís Godinho.

Florentino e Arthur Cabral aquecem ao intervalo.

O lance de perigo vimaranense mesmo a terminar a primeira parte.

Intervalo em Guimarães (1-1)

Jogo de boa qualidade em relvado difícil, cheio de água. Boas oportunidades para os dois lados, superioridade ligeira dos vimaranenses, não materializada no resultado.

2 minutos de tempo extra

Rafa reforça posição de melhor marcador do Benfica e de melhor temporada da carreira: 14 golos em 35 jogos.

O empate de Rafa. 

O golo vimaranense.

Agora, pirotecnia do lado encarnado, tochas e petardos.

40' - GOLO! 1-1, por Rafa. Passe muito bom, trivela de Di María, Rafa limita-se a encostar para a baliza. Posição de Rafa é avaliada pelo VAR. Tudo OK. 

4.º golo na Liga de Tiago Silva, antigo jogador da formação dos encarnados.

35' - GOLO! 1-0, por Tiago Silva. Bola colocada de baixo para cima e a entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Trubin, que não teve a mínima hipótese.

Benfiquistas reclamam ação com o braço de Jorge Fernandes, mas o vimaranense tinha o braço junto ao corpo. Vai ser mesmo penálti, pisão de Kokçu.

Kokçu derruba Tomás Ribeiro, João Godinho espera pelo VAR.

33' - Penálti para o Vitória!

32' - Espetáculo em Guimarães. Trubin ganhou asas para ir buscar bola incrível de Nuno Santos.

A coroa de flores depositada por Otamendi. 

Chuva mais forte em Guimarães

Agora, sim, a bola já visita as duas áreas e quase chega às balizas.

23' - Kokçu perto do golo! Livre muito bem marcado, voa Charles para bela parada. 

22' - Relvado molhado trai V. Guimarães! Que perigo! Bola prendeu a poucos metros da linha de baliza encarnada.

19' - Com habilidade, Di María ganha falta em zona perigosa. Começa a aparecer o Benfica. 

Balanceamento ofensivo do V. Guimarães. Mais perto da baliza benfiquista.

Direção do Benfica, com Rui Costa ao centro, Grafislab

Direção do Benfica liderada pelo presidente, Rui Costa.

Pirotecnia com fartura em Guimarães

8'- Jota Silva estreou os amarelos e vai ficar de fora da próxima jornada. Ausente, portanto, em Portimão.

Otamendi no chão, entrada dura de Jota Silva.

Fehér e João Oliveira Pinto homenageados, Grafislab

1' - ... e Trubin já salva o Benfica, quase marcava Jota Silva. 

Relvado encharcado. Na área do Benfica, grandes dificuldades para as águias.

Joga-se em Guimarães!

Bola sai para os vimaranenses. 

Minuto de silêncio em memória de João Oliveira Pinto, antigo jogador que faleceu recentemente.

Homenagem a Fehér, que morreu no relvado do V. Guimarães, durante um jogo com o Benfica, a 25 de janeiro de 2004. Coroa de flores depositada pelos jogadores.

Chuva abranda em Guimarães, boas notícias para o espetáculo.

Equipas recolhem aos balneários, faltam 15 minutos para o pontapé inicial.

Muita água no relvado, mas a bola ainda rola!

A chegada dos campeões nacionais a Guimarães.

Vimaranenses no 'aquecimento'.

Charles e Trubin já aquecem, guarda-redes, como é hábito, entram primeiro.

Serenata à chuva em Guimarães, chove bastante, piso vai estar escorregadio.

A grande surpresa é, para já, a presença de Arthur Cabral no banco do Benfica, encarnados jogam sem a referência no ataque.

Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Florentino, Neres, Marcos Leonardo, Arthur Cabral e Tengstedt.

Suplentes do V. Guimarães: Rafa, Miguel Maga, Manu, João Mendes, André André, Zé Carlos, Kaio César, Afonso Nelson Oliveira.

Onze do V. Guimarães: Charles; Jorge Fernandes, Toni Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva e Ricardo Mangas; Jota Silva, Nuno Santos e André Silva.

Onze do Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Morato; João Neves e Kokçu; Di María, João Mário e Aursnes; Rafa

Já há onzes: 

Vitória de Guimarães recorda imagens de sucessos antigos.

Benfica não pode contar com Bernat e Prestianni, também por lesão.

No V. Guimarães, Bruno Varela, Mikel Villanueva e Telmo Arcanjo estão lesionados.

A antevisão de Roger Schmidt, treinador do Benfica.

A antevisão de Álvaro Pacheco.

V. Guimarães e Benfica, respetivamente 5.º e 1.º classificados da Liga à partida para a 21.ª Jornada, encontram-se no Minho, onde os encarnados empataram nas duas últimas deslocações (Liga e Taça da Liga). Os vimaranenses foram, aliás, os primeiros a conseguir deter o Benfica de Roger Schmidt, impondo empate (0-0) na visita da época passada para o Campeonato, em outubro de 2022.