Vitória foi o primeiro a travar o Benfica de Schmidt
Foi em Guimarães que os encarnados encerraram ciclo de 13 vitórias consecutivas na época passada; desse onze restam sete no plantel
São épocas diferentes, equipas diferentes e com outros jogadores e entretanto o Vitória também mudou de treinador (era Moreno Teixeira e agora no banco estará Álvaro Pacheco), mas o Benfica não foi feliz na última deslocação a Guimarães.
Foi nesse palco que perdeu pontos pela primeira vez com Roger Schmidt no comando, na época passada. O treinador alemão chegou ao futebol português no verão da temporada 2022/2023 e montou uma equipa que protagonizou um arranque entusiasmante, com 13 vitórias consecutivas, no somatório das várias competições.
Foi travado apenas a 1 de outubro de 2022, na jornada 8, com um empate sem golos em casa do... Vitória de Guimarães, adversário e terreno agendados para o jogo deste domingo, da 21.ª jornada da Liga.
Depois desse encontro, Benfica e Vitória já se encontraram mais duas vezes, mas sempre no Estádio da Luz e com os encarnados a golearem nas duas ocasiões: 5-1 no final do campeonato da temporada passada e 4-0 na jornada 4 desta edição.
O problema parece estar fundamentalmente nas visitas recentes a Guimarães — na deslocação do Benfica à cidade, anterior ao empate a zero de 2022, está um outro empate, por 3-3, num encontro para a fase de grupos da Taça da Liga de 2021/2022.
O onze do Benfica que empatou na última visita ao terreno do Vitória foi formado por Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, Otamendi, António Silva e Grimaldo; Enzo e Florentino; David Neres, Rafa e João Mário; Gonçalo Guedes. Sete desses jogadores continuam no plantel dos encarnados.
Servem estas memórias para sublinhar e antecipar dificuldades que provavelmente o Benfica encontrará no jogo deste domingo, e referidas este sábado por Roger Schmidt na conferência de imprensa de antevisão. Este será o jogo 182 entre os dois clubes, sendo que, em Guimarães, o Benfica venceu pouco mais de metade dos jogos lá realizados — 50 vitórias, 19 empates e 19 derrotas.