V. Guimarães-Benfica: um clássico de domínio encarnado há 12 anos
Jogo da 1.ª volta, na Luz, resultou em triunfo do Benfica, por 4-0.
Foto: IMAGO

ANTEVISÃO V. Guimarães-Benfica: um clássico de domínio encarnado há 12 anos

NACIONAL11.02.202408:00

Benfica visita terreno do Vitória de Guimarães em primeiro lugar da Liga; vimaranenses estão a fazer temporada histórica e pretendem reverter histórico recente frente às águias.

Vitória de Guimarães e Benfica medem forças, este domingo, às 20.30 horas, na 21.ª jornada da Liga, num duelo do futebol português que, por norma, costuma ser bem ‘quentinho’. As equipas atravessam bons momentos, tendo ambas garantido o acesso às meias-finais da Taça de Portugal no decorrer da última semana. Na Liga, o Benfica é líder, neste momento, e o Vitória está na 5.ª posição, mas bem perto dos lugares da frente.

V. Guimarães

A equipa de Álvaro Pacheco vem de dois triunfos consecutivos, tendo vencido no dérbi com o Vizela, fora, na última ronda do campeonato e o Gil Vicente, em casa, nos quartos de final da Taça de Portugal. Se não fosse o desaire em Barcelos, na 19.ª ronda da Liga, o momento seria ainda melhor. Mas, mesmo assim, nos últimos 12 encontros, o Vitória apenas perdeu um e empatou dois.

O histórico é, claramente, desfavorável aos conquistadores, que, a jogarem no Estádio D. Afonso Henriques, estão há 12 anos sem bater as águias para o campeonato. O último triunfo data de 20 de fevereiro de 2012, na 19.ª jornada da Liga, com os vimaranenses a vencerem por 1-0, com um golo de Marcelo Toscano. Rui Vitória era o treinador dos minhotos e Jorge Jesus o dos encarnados.

Álvaro Pacheco não pode contar com o capitão Bruno Varela e Charles vai ser lançado a titular, pela primeira vez, no campeonato. De resto, o onze não deve fugir ao habitual e em relação ao último apresentado perante o Gil Vicente, só deve haver dois alterações, com os regressos de Bruno Gaspar e Nuno Santos às escolhas iniciais.

Sistema: 3x4x3

Onze Provável: Charles; Jorge Fernandes, Toni Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva e Ricardo Mangas; Jota Silva, Nuno Santos e André Silva.

Castigados: Nada a registar

Lesionados: Bruno Varela, Mikel Villanueva e Telmo Arcanjo.

Figura: Jota Silva. O extremo português, de 24 anos, está a realizar uma temporada excecional e tem sido dos jogadores em maior evidência na Liga. No total, já soma dez golos e seis assistências, sendo um perigo constante para as defesas adversárias. Muito rápido e com um sentido de baliza apurado que vai obrigar a muita atenção por parte do Benfica.

Jota Silva, Vitória de Guimarães. Foto: JOSÉ COELHO/LUSA

O que disse Álvaro Pacheco: «Acredito que vá ser um jogo intenso, com duas grandes equipas, com mentalidade de campeão e que praticam um futebol ofensivo. Neste tipo de jogos, o foco, a concentração é determinante. O timing, os pormenores e o posicionamento vão ser absolutamente fundamentais. Acreditamos muito, ainda por cima no nosso estádio e acredito que vamos continuar nesta boa fase.»

Benfica

Os encarnados atravessam o melhor momento da temporada e, apesar da eliminação nas meias-finais da Taça da Liga (empate a uma bola e perdeu no desempate por penáltis), estão há 17 partidas sem conhecer o sabor da derrota. Também se reforçaram bastante neste mercado de janeiro e ainda têm a motivação extra de ocuparem o primeiro lugar da tabela classificativa, mesmo que seja porque o Sporting tenha um jogo a menos.

O Estádio D. Afonso Henriques tem sido um terreno fértil para o Benfica nos últimos anos, mas a verdade é que Roger Schmidt ainda não ganhou em Guimarães, pois na temporada transata registou-se um nulo na 8.ª jornada do campeonato.

Com poucas lesões, por esta altura, o treinador alemão dos encarnados não deve mexer muito no onze apresentado em Vizela, jogo no qual o Benfica venceu por 2-1 e garantiu a presença nas meias-finais da Taça de Portugal. Apenas a troca na lateral esquerda é antecipada, saindo o recém-chegado Carreras e voltando Morato, sendo que Aursnes se mantém no lado oposto.

Sistema: 4x2x3x1

Onze Provável: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; João Neves e Kokçu; Dí Maria, Rafa e João Mário; Arthur Cabral.

Castigados: Nada a registar.

Lesionados: Juan Bernat e Prestianni.

Figura: Rafa. O avançado português, de 30 anos, está num momento de forma incrível e já contabiliza 13 e umas impressionantes 12 assistências, em todas as competições. Dotado de uma velocidade e poder de desmarcação invejáveis, vai ser, com certeza, um osso duro de roer para a defensiva do Vitória.

Rafa Silva (Imago)

O que disse Roger Schmidt: «Teremos de ser muito bons na posse de bola e jogar com qualidade, muito organizados no momento em que perdemos a bola, na nossa defesa. E, claro, teremos de atacar como sempre. Jogamos contra equipa boa equipa, mas estamos também em bom momento e ansiosos por um bom jogo, será duro mas vamos lutar muito para sairmos deste jogo com os três pontos.»