UEFA preparada para eventual ataque informático russo ao sorteio da Liga dos Campeões
Taça da Liga dos Campeões /UEFA

UEFA preparada para eventual ataque informático russo ao sorteio da Liga dos Campeões

INTERNACIONAL29.08.202411:23

Empresa responsável pelo sorteio assegura que tomou todas as precauções necessárias

O sorteio da Liga dos Campeões realiza-se já nesta quinta-feira, pelas 17 horas. Num sorteio que irá ser, maioritariamente, informático, estão a ser tomadas precauções adicionais para garantir que o novo modelo não seja destruído por um ataque informático.

Embora muitas empresas globais tenham sido alvo deste tipo de ataques, David Gill, diretor de tecnologia da AE Live, responsável pelo sistema que a UEFA vai utilizar, considera que tomaram todas as precauções necessárias para que o sorteio decorra sem problemas: «Existem várias proteções que temos em vigor para garantir a nossa segurança. O sorteio em si será realizado num ambiente totalmente fechado, pelo que não haverá acesso externo nem interferências externas», disse citado pela BBC.

Estas garantias surgem numa altura em que o Daily Mail noticiou sobre a possiblidade de o sorteio ser alvo de um ataque informático por parte da Rússia.

«O acesso ao nosso código é controlado através de autenticação multifatorial e um número muito limitado de pessoas tem acesso ao nosso código. Como empresa, realizamos testes de penetração regulares e fizemos avaliações de risco adicionais em relação a ataques cibernéticos, porque estamos a levantar a cabeça acima do parapeito», acrescentou.