Sorteio da Champions às 17h: o que Sporting e Benfica podem esperar
Fórum Grimaldi, no Mónaco, recebe de novo a gala da UEFA, mas desta vez com um sorteio diferente do habitual. Foto IMAGO

Sorteio da Champions às 17h: o que Sporting e Benfica podem esperar

FUTEBOL29.08.202408:10

34 adversários possíveis: só não podem defrontar-se

Sporting e Benfica vão saber esta quinta-feira, a partir das 17 horas (de Portugal Continental), quem vão defrontar na nova Liga dos Campeões, que estreia novo formato esta temporada. Acabou a fase de grupos, que marcou a competição desde 1991/1992 (primeiro só com dois grupos, depois com quatro e seis até aos oito que existiam ultimamente), e começa uma fase de liga.

36 clubes (quatro mais do que até aqui na primeira fase) vão então disputar oito jogos — quatro em casa e quatro fora. Haverá uma classificação única e os oito primeiros apuram-se diretamente para os oitavos de final. Os clubes classificados entre o 9.º e o 24.º lugares disputam depois um play-off para encontrar os outros oito participantes dos oitavos. Quem terminar no 25.º lugar e abaixo encerra a presença nas competições europeias desta época.

O primeiro passo para esta nova liga é dado esta quinta-feira, com o sorteio. Como habitual, decorrerá no Fórum Grimaldi, no Mónaco. Ao contrário do que é habitual, não parecerá bem um sorteio, porque o essencial será feito por computador.

A UEFA dividiu os 36 participantes em nove potes, com base no ranking da UEFA (com exceção do detentor do título, o Real Madrid, que ocupa o primeiro lugar no pote 1). Mas se no passado era importante estar num pote mais acima, porque isso permitia evitar as equipas do próprio pote no sorteio dos grupos, agora o pote em que se está — o Benfica está no 2 e o Sporting no 3, já agora — é indiferente. Porque cada um dos 36 clubes fará dois jogos contra equipas do mesmo pote, um em casa e um fora, e mais dois jogos contra equipas de cada um dos outros potes.

Assim, leões e águias apenas sabem, à entrada para o sorteio, que não se defrontam nesta fase de liga — uma das condicionantes é que não podem defrontar-se clubes do mesmo país. Todos os outros adversários são possíveis, mas há uma segunda condicionante: cada equipa pode defrontar apenas dois adversários do mesmo país. Ou seja, se Benfica calhar com Real Madrid e Barcelona, do pote 1, já sabe que não poderá defrontar qualquer outra equipa espanhola.

Como já não se sorteiam grupos, mas sim adversários para cada clube, o sorteio, se decorresse da forma que era habitual, demoraria cerca de quatro horas e teria de haver 36 taças e mais de 1000 bolas em palco. Por isso, a UEFA optou por realizar o sorteio por computador.

Ainda vai ter taças em palco, com bolas, mas apenas para sortear a ordem pela qual os clubes vão conhecer os adversários. Da taça correspondente ao pote 1 será retirada uma bola e depois o computador procederá ao sorteio dos adversários (dois de cada pote) dessa equipa. Será completado o pote 1 antes de se passar para o 2, depois para o 3, terminando com o 4. Mas Benfica e Sporting não conhecerão os adversários todos de seguida — porque com o sorteio dos clubes do pote 1 ficarão logo a conhecer duas equipas que defrontam desse pote, por exemplo.

O sorteio permitirá saber quais os jogos da fase de liga, mas não a ordem ou as datas. O calendário só será divulgado no sábado, porque a distribuição dos jogos pelas várias datas é condicionada, também, pelos sorteios de Liga Europa e Liga Conferência (realizados esta sexta-feira), de forma a evitar, nos casos em que as forças de segurança o solicitam, partidas na mesma zona em dias seguidos.

Haverá outros princípios para formar o calendário — evitar que equipas do mesmo país joguem no mesmo dia, quando possível (na última jornada os 18 jogos realizam-se no mesmo dia e à mesma hora), e distribuir os jogos mais relevantes por semanas e até dias diferentes, para tentar ter sempre pelo menos um jogo grande (com tudo o que há de subjetivo nessa consideração) por jornada.