Tulipa e os 450 jogos de João Afonso: «A honestidade faz dele um jogador diferenciado»
Defesa-central de 34 anos irá comemorar marco especial na carreira no encontro do Tondela, para a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal; o antigo técnico destacou o excelente profissional e frisou que a longevidade da carreira só depende do próprio
O próximo encontro do Tondela, diante do Marialvas para a 2.ª Taça de Portugal, terá um significado especial para o experiente defesa-central João Afonso, uma vez que irá comemorar o jogo 450 na carreira profissional.
Em jeito de retrospetiva sobre o percurso do jogador de 34 anos, o técnico Manuel Tulipa falou com A BOLA e deixou rasgados elogios ao atleta que orientou na temporada passada ao serviço do Torreense.
«Falamos de uma excelente pessoa e um excelente profissional. Ele é um jogador sempre disponível, com vontade de aprender e de melhorar. Julgo que os 450 jogos traduzem o profissionalismo, a sua disciplina em todos os momentos do trabalho diário para estar sempre próximo do seu melhor a cada jogo. A longevidade na carreira só depende dele e dos desafios que lhe possam propor», começou por destacar o técnico de 51 anos, acrescentando quais são os pontos fortes do jogador dos beirões.
«O João é inteligente e adapta-se bem aos vários momentos do jogo, entendendo sempre isso como um desafio para sempre melhorar. É alguém com um grau de assertividade elevado. A sua honestidade faz dele um jogador diferenciado», frisou.
Depois de duas temporadas ao serviço do Torreense, João Afonso deu um novo rumo na carreira - o 5.º no futebol nacional -, tendo assinado com o Tondela por duas temporadas. Sobre o novo clube, o ex-técnico elogia a decisão.
«A sua opção de representar o Tondela foi certa. O clube tem história, ambição e o João enquadra-se bem nesse desafio. Além disso, o seu conhecimento e qualidade serão certamente um aporte para a equipa e para o treinador», concluiu.
Apesar de ser formado pelo Benfica de Castelo Branco, foi o Vitória de Guimarães que, em 2014/15, abriu as portas do futebol profissional ao defesa-central de 34 anos. Até chegar aos beirões, João Afonso vestiu ainda as camisolas do Estoril, Córdoba, Santa Clara e Torreense.