A análise de Duarte Gomes à arbitragem

SC Braga-Sporting, 2-4 A análise de Duarte Gomes à arbitragem

NACIONAL10.11.202421:30

Excelente arbitragem em jogo com elevado grau de dificuldade

Luís Godinho dirigiu o SC Braga-Sporting. André Narciso foi o VAR.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

4' Niakaté ganhou com o corpo duelo com Francisco Trincão. O defesa maliano usou os braços, mas numa altura em que o adversário já estava claramente em queda. Ainda assim, risco evitável. Lance bem analisado pela equipa de arbitragem.

13' Pedro Gonçalves rasteirou Bruma de forma clara. O diálogo continuado mantido depois com Luís Godinho foi desnecessário. Os protestos valeram ao jogador justa advertência, a primeira do jogo.

18' Ninguém terá gostado na Pedreira, mas a rasteira de João Moutinho a Pedro Gonçalves foi bem assinalada com pontapé livre direto junto à área do SC Braga.

19' Golo legal do SC Braga, marcado por Ricardo Horta. Gabriel Martinez caiu para cima de Franco Israel mas por inerência da dividida com Quenda. Ou seja, o espanhol colidiu com o guarda-redes do Sporting de forma inevitável naquela circunstância. Não houve infração. Esteve bem a equipa de arbitragem ao validar o lance.

30' Matheus Reis rematou com perigo mas partindo de posição irregular bem assinalada no momento certo pelo árbitro assistente.

37' Franco Israel tentou repor a bola rapidamente em jogo sendo obstruído por Martínez. O guarda-redes conseguiu os seus intentos, segue jogo.

38' João Ferreira percebeu de imediato que a sua tentativa de pontapear a bola tinha atingido apenas as pernas de Gyokeres. A infração negligente do defesa foi bem sancionada com cartão amarelo.

39' As imagens permitem ver e ouvir reações interessantes por parte dos vários intervenientes no jogo. Nesta Godinho viu bem obstrução atacante de Hjulmand sobre Niakaté.

45' Ricardo Horta marcou o segundo da sua equipa, concluindo jogada duplamente legal: no início do lance, João Moutinho ganhou a bola a Daniel Bragança sem cometer falta sobre o médio; depois Bruma recebeu a bola sem usar os braços, como foi pedido pela defesa adversário. Tudo certo.

47' Roger protestou decisão do árbitro e foi advertido pela sua reação.

53' Roger foi atingido pelo braço de Diomande, na sequência de gesto negligente do central costa-marfinense. O árbitro esteve bem ao "aceitar" a indicação do seu árbitro assistente. Cartão amarelo bem exibido.

57' Luís Godinho manteve o critério em relação às situações de "braço na cara". Neste caso, El Ouazzani atingiu o rosto de Geny Catamo de forma antidesportiva. Decisão correta.

58' Golo legal do Sporting, na sequência de pontapé de canto batido à direita: St. Juste rematou ao poste direito da baliza de Matheus, com Morita a marcar na recarga. No momento do remate do japonês, o lateral neerlandês e Diomande estavam em posição irregular mas não interferiram com os adversários nem tocaram/jogaram a bola. Tudo certo.

68' Paulo Oliveira agarrou Gyokeres, impedindo-o de posicionar-se em zona adiantada do terreno. A infração do central foi antidesportiva e bem punida com advertência.

80' Hjulmand protestou eventual perda de tempo praticada pela equipa adversário e foi advertido. Momentos de gestão emocional difícil originam sanções evitáveis.

88' Gabri Martínez aliviou a bola, tocando na sequência em Francisco Trincão. O contacto existiu na área do SC Braga, mas foi legal. Novo lance bem avaliado pelo árbitro eborense.

90' Quenda teve conduta antidesportiva em relação aos adeptos adversários. Foi advertido com justiça.

90+4' Excelente vantagem aplicada pelo árbitro (agarrão de Paulo Oliveira a Gyokeres) permitiu a Harder marcar o quarto do Sporting. As boas decisões também impacto no resultado.

NOTA: 8