Liga 2 Tudo o que precisa de saber sobre o sorteio da Liga 2!
A cerimónia de 'warm up' realizada pela Liga, ao final da tarde desta quarta-feira, em Lisboa, também deu a conhecer o calendário da Liga 2. Veja AQUI o sorteio completo do segundo escalão do futebol português.
O segundo escalão do futebol português já é, por tradição, um espaço competitivo de enormíssimo equilíbrio, com incerteza até final (tanto ao nível das subidas de divisão, como relativamente às despromoções) e, dessa forma, A BOLA decidiu fazer uma análise de alguns pontos que podem ser de maior interesse para o leitor.
E se Moreirense, Farense e Estrela da Amadora já não fazem parte deste 'campeonato' (subiram os três ao principal escalão do futebol português), olhemos à situação exatamente inversa, ou seja, aos clubes que foram despromovidos à Liga 2: Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara. Emblemas que têm um histórico de presenças ao mais alto nível e que, na temporada que agora se inicia, serão... teóricos candidatos à subida de divisão.
Dos três clubes citados, apenas o Marítimo começa a próxima edição da Liga 2 a jogar fora de casa e logo... com um dérbi! Nacional-Marítimo é um dos duelos escaldantes da 1.ª jornada, que está agendada para o próximo dia 13 de agosto. Naturalmente que os dois rivais madeirenses invertem a ordem na segunda volta, dessa feita em casa do Marítimo, na 18.ª jornada (21 de janeiro). Já no que concerne a Paços de Ferreira e Santa Clara, irão ambos estrear-se diante dos seus adeptos, com UD Leiria (campeão em título da Liga 3 e que garantiu o regresso à Liga 2) e Torreense, respetivamente. Mais uma curiosidade: Paços de Ferreira e Santa Clara irão medir forças, logo a abrir, com os únicos dois clubes portugueses que têm nos seus museus o troféu da mais jovem competição do calendário nacional. O Torreense foi o primeiro vencedor, em 2021/2022, o UD Leiria sucedeu-lhe, em 2022/2023.
Na ronda inaugural merece ainda destaque o Aves SAD, clube que adquiriu os direitos desportivos do Vilafranquense e que vai também começar o campeonato em casa, diante do Belenenses (histórico emblema do Restelo que garantiu, também este ano, o regresso aos campeonatos profissionais).
E por falar em clubes que em 2023/2024 vão marcar presença na Liga 2, referência também para o Lank Vilaverdense, que garantiu esse direito depois de deixar pelo caminho o SC Braga B no play-off da Liga 3 (UD Leiria e Belenenses tinham subido de forma direta, com os leirienses a alcançarem, depois, o título, vencendo a final disputada no Jamor). O Lank Vilaverdense comerá então a competição profissional fora de casa, deslocando-se a Viseu para defrontar o Académico.
Olhemos também às duas equipas B que voltam a marcar presença na Liga 2, casos de FC Porto B e de Benfica B. E tanto dragões como águias vão iniciar a prova na condição de anfitriões: os azuis e brancos recebem o Tondela, os encarnados recebem o Mafra. E ditou também o sorteio que FC Porto B e Benfica B joguem entre si na última ronda de cada uma das voltas. Na 17.ª jornada, no Porto, na 34.ª em Lisboa.
A título de curiosidade, e porque a competitividade da Liga 2 deixa antever que a última jornada pode ser... decisiva, deixamos-lhe aqui plasmado o calendário de jogos para essa ronda (19 de maio):
Académico de Viseu-Marítimo
Nacional - Mafra
UD Oliveirense - Leixões
Paços de Ferreira - Belenenses
Santa Clara - UD Leiria
Aves SAD - Tondela
Feirense - Lank Vilaverdense
Penafiel - Torreense
Benfica B - FC Porto B