Arouca-E. Amadora, 0-0 Tricolores somam ponto precioso no caminho para a manutenção (crónica)

NACIONAL05.05.202421:30

Equipa da Amadora volta a pontuar e dá mais um passo rumo ao objetivo; Lobos aumentam série invicta mas marcam passo na perseguição ao Moreirense

Ganhar para alimentar o sonho de acabar a Liga em 6.º lugar ou ganhar para resistir no primeiro escalão, eis o duelo de ambições em jogo no Arouca-Estrela da Amadora, da 32.ª jornada, que terminou... empatado (0-0). Nulo que sabe a derrota para os lobos de Arouca, que antes de visitarem o Benfica voltam a marcar passo na tentativa de encurtar distância para o Moreirense (apesar de aumentarem para seis jogos a série invicta); e que, à falta de melhor, sabe a triunfo para os tricolores, que voltam a pontuar após derrota com o Farense, aumentando para dois pontos a distância para o Portimonense, em lugar de play-off.

Numa visita inédita ao Municipal de Arouca, a equipa da Reboleira deixou claro que o objetivo era afastar-se da zona de descida, sobretudo através de Leo Jabá e André Luiz, que não conseguiram bater João Valido aos 21’ e 25’, respetivamente, e que viram um corte de Javi Montero impedir que o primeiro surgisse a desviar cruzamento do segundo em cima do intervalo (44’). Mas a melhor oportunidade do primeiro tempo seria do Arouca (sem Rafa Mújica, ver caixa): Morlaye Sylla viu a bola sofrer ligeiro desvio em Bruno Brígido e morrer na barra (33’). A saída para os balneários fazia-se sob chuva intensa e um nulo aborrecido, pese um jogo entretido.

Marozau (47’) e Cristo (55’) apareceram na segunda parte para tentar contrariar essa passividade no marcador, não o suficiente para balançarem as redes. Às iniciativas do conjunto da casa, os tricolores responderam com armas do banco, mas não passou de pólvora seca: aproveitando um mau passe de David Simão, Kikas ofereceu o golo a Regis, que desperdiçou, com um remate à figura de João Valido (77’).

A turma de Daniel Sousa pressionou, mas esbarrou na organização defensiva de uma equipa empenhada em ficar na Liga — ainda não encontrou a salvação nesta luta aflitiva, mas só depende de si.