Boavista Tribunal revoga sanção de dois jogos à porta fechada
O Supremo Tribunal Administrativo revogou o castigo aplicado ao Boavista, de dois encontros à porta fechada devido a condutas discriminatórias.
A sanção foi aplicada pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a 14 de junho de 2022, depois de aberto um processo disciplinar por incidentes verificados durante o jogo contra o Estoril Praia, em 27 de setembro de 2021.
O órgão da FPF invocou o 113º artigo do regulamento disciplinar da Liga, que dita uma sanção de dois a cinco jogos à porta fechada e a aplicação de uma multa, caso os clubes «promovam, consintam ou tolerem a exibição de faixas e cânticos de slogans racistas» ou qualquer outro tipo de discurso preconceituoso.
Os portuenses apresentaram um recurso e conseguiram escapar à realização das duas partidas à porta fechada, mas estão obrigados a cumprir outra sanção semelhante de um jogo sem adeptos no Estádio do Bessa, no Porto, com data e adversário ainda por definir.
O 10.º classificado da tabela, com 40 pontos, recebe apenas o SC Braga até ao fim da temporada, num duelo da 33.ª e penúltima jornada, que está previsto para 20 de maio.