Ten Hag ainda tem esperança: «Vamos fazer desta época um sucesso»
Ten Hag Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Ten Hag ainda tem esperança: «Vamos fazer desta época um sucesso»

Apesar de um início de temporada atribulado, treinador do Manchester United não pensa no despedimento

O início de temporada do Manchester United tem sido, no mínima, atribulado. Com nove jogos disputados, o emblema inglês soma o mesmo número de vitórias, empates e derrotas, ocupando o 13.º lugar da Premier League, tendo, no último fim de semana, perdido de forma estrondosa diante do Tottenham (0-3), em Old Trafford.

Ainda assim, o treinador dos red devils, Erik Ten Hag, acredita que esta época ainda pode trazer alegrias à formação do noroeste de Inglaterra e garantiu que não pensa em sair do clube: «Vamos fazer desta época um sucesso. Nada é fácil, mas não há motivo para entrar em pânico. Nós podemos resolver [os problemas], esta equipa pode resolver isto.»

«Não estou a pensar nisso [em ser despedido], não estou ansioso. Criámos uma união, neste verão, com os proprietários e os dirigentes. Fizemos este acordo e todos o apoiámos. Sabemos que a estratégia [é trazer] jovens jogadores num período de transição. Eles [os dirigentes] também sabem que em maio, em todas as minhas últimas seis épocas, houve sempre troféus e é esse o nosso objetivo», disse o neerlandês, à Sky Sports.

Para Ten Hag, garantir que os jogadores mantenham a confiança é o mais importante para ele e para a equipa técnica: «Se perdermos a fé, perdemos tudo. Temos de seguir em frente e seguir o plano. Há muito tempo que estamos em transição no Manchester United. Desde o momento em que entrei, sabíamos que tínhamos de mudar. Tivemos de substituir alguns jogadores mais velhos e a nossa opção foi trazer jogadores jovens e isso leva tempo a transmitir as mensagens, a adotar um modelo de jogo e a introduzir uma nova cultura.»

«Entretanto, é preciso ganhar e penso que provámos, nos últimos dois anos, que ganhamos. Já provei na minha carreira que vou ganhar sempre. Nos últimos seis anos, ganhei oito troféus», referiu.

Questionado sobre se assume a responsabilidade pelos fracassos em campo, Ten Hag foi claro: «Quando os jogadores têm um mau desempenho, então não fiz o meu trabalho muito bem, porque não jogaram como eu esperava que jogassem. Estamos juntos e temos de lutar juntos para sair desta situação.»

«Vemos esse espírito nesta equipa e vemos que é uma equipa que quer lutar uns pelos outros. Também se pode ver os adeptos, que estão desiludidos, mas que se mantiveram connosco e nos apoiaram desde o primeiro momento até ao último. Estamos juntos nisto», concluiu o técnico.

O próximo desafio para Ten Hag é já na próxima quinta-feira, quando o United se deslocar ao Dragão, para defrontar o FC Porto, na segunda jornada da Liga Europa.