Tanlongo, a principal alternativa a Ugarte

Sporting Tanlongo, a principal alternativa a Ugarte

NACIONAL11.06.202314:40

Mateo Tanlongo quer sair da sombra em 2023/2024. O médio argentino, de apenas 19 anos, que chegou em janeiro deste ano, perfila-se, para já - enquanto não aparece uma solução no mercado - como um dos principais candidatos a ocupar a vaga deixada por Ugarte. Até porque, olhando para aquilo que fez nos últimos meses, nunca saiu do raio de visão de Rúben Amorim. Mesmo sem uma única partida com o estatuto de titular, terminou a temporada, nos últimos cinco meses, com 14 partidas. Alguns minutos, é certo, mas importantes no seu processo de crescimento e adaptação, pois foi quase sempre solução para dar algum descanso a Ugarte.


Apesar desses escassos minutos, Mateo Tanlongo mereceu recentemente uma chamada ao Mundial sub-20, no qual acabou por ser quase sempre escolha inicial do selecionador Javier Mascherano. Sim, esse mesmo, o médio defensivo, hoje com 38 anos, e que brilhou ao mais alto nível em clubes como River Plate, Corinthians, Liverpool ou Barcelona. Uma experiência única como nos confirmou Javier Chueco García, técnico que orientou Mateo Tanlongo nas camadas jovens do Rosario Central e foi um dos responsáveis pela sua promoção à equipa principal. Aos 16 anos…


«O Mateo é um médio defensivo posicional. Muito inteligente a nível tático. Mas o que mais me surpreendia nele desde cedo era a forma como conseguia cobrir os espaços atrás sendo médio-centro, com boas coberturas. Além disso, tem um passe curto muito bom. Esse posicionamento na zona central e o passe curto sempre me impressionaram», começa por contra a A BOLA, antevendo uma adaptação fácil ao futebol europeu. «Aqui na Argentina não somou muitos jogos, era muito jovem, partiu muito cedo, mas quando tiver mais oportunidades e se sinta bem acredito que entre o mais rápido possível. Com a sua margem de evolução não terá dificuldade em adaptar-se ao futebol europeu. Quando o vimos aqui, o seu crescimento, logo aos 16 anos, sempre foi um jogador que vimos com potencial enorme e projeção internacional de jogar em grandes equipas. E pode fazer isso perfeitamente no Sporting», garante.

Leia mais na edição impressa ou subscreva a edição digital de A BOLA