Sporting tem um talismã para o jogo na Alemanha
Trincão marcou na única vitória leonina em solo germânico. Os outros dois goleadores nesse jogo ainda estão no plantel, Nuno Santos e Edwards, mas afastados de Leipzig por razões diferentes...
O saldo leonino nas deslocações à Alemanha é claramente negativo, resultante de, em 15 jogos, apenas uma vitória e um empate. Rui Borges estreia-se na UEFA Champions League frente ao RB Leipzig apostado em se afastar deste triste fado mas poderá socorrer-se de um dos jogadores do plantel para ir na senda de um debute auspicioso...
Para se viajar até ao único triunfo leonino em terras germânicas não tem de se recuar muito na linha temporal, tendo em conta que aconteceu na temporada 2022/2023, frente ao Eintracht Frankfurt, 3-0 com Ruben Amorim no comando verde e branco e alguns dos atuais futebolistas já no plantel.
Daqueles que estão disponíveis para a partida com o RB Leipzig, Francisco Trincão foi o único que marcou nesse encontro, realizado a 22 de setembro de 2022, na primeira jornada da então fase de grupos da liga milionária. O golo do esquerdino ocorreu aos 67 minutos, a passe de Marcus Edwards, isto após o inglês, apenas um minuto antes, ter aberto o ativo. O outro golo, já fase final da partida, ao minuto 83, foi da autoria de outro canhoto do plantel, no caso Nuno Santos.
Mas deste trio apenas Trincão estará nas contas do treinador para o encontro da Red Bull Arena, pois Edwards debate-se com a disciplina interna depois de se ter atrasado para a concentração dos não convocados para a final da Taça da Liga frente ao Benfica, enquanto Nuno Santos rompeu o tendão rotuliano do joelho direito a 26 de outubro e, na melhor das hipóteses, apenas estará apto para trabalhar no relvado em maio.
Recorde-se que, por essa altura, Trincão estava em Alvalade em regime de empréstimo do Barcelona, agora já é leão em definitivo.
Além dos já citados, desse plantel já faziam parte St. Juste, Gonçalo Inácio, Morita, Matheus Reis e Pedro Gonçalves (estes dois últimos agora lesionados foram titulares), enquanto Franco Israel e Ricardo Esgaio não saíram do banco de suplentes.
O outro jogo em solo alemão que os verdes e brancos não perderam, o tal empate, aconteceu em 2006/2007, num nulo diante do todo-poderoso Bayern.
Se já falámos do saldo em jogos na Alemanha, podemos agora revelar o balanço geral dos encontros com equipas germânicas e este também não é animador: 30 jogos, seis empates e 20 desaires.