UEFA Champions League: quem está apurado e quem está eliminado
Mac Allister marcou, dominou e foi um espelho daquilo que foi o Liverpool-Real Madrid
Foto: IMAGO

UEFA Champions League: quem está apurado e quem está eliminado

Barcelona e Liverpool têm o 'play-off' garantido, pelo menos. Leipzig, adversário do Sporting, entre as equipas já eliminadas

A duas jornadas do fim da fase de Liga da UEFA Champions League, indefinição é a palavra de ordem. Nesta altura, apenas Liverpool, com um registo imaculado, e Barcelona, com cinco vitórias em seis jogos, têm pelo menos o playoff garantido.

Do outro lado da moeda, Young Boys, Slovan Bratislava e Leipzig, próximo adversário do Sporting, todos com zero pontos, já sabem que depois de janeiro não vão jogar mais nas competições europeias esta temporada.

Os oito primeiros garantem acesso automático aos oitavos de final. Os conjuntos que ficarem entre o nono e o vigésimo quarto lugar vão ter de disputar um playoff, equivalente a uma espécie de 16 avos de final.

Com 10 pontos cada, os representantes portugueses em prova mantêm-se na luta pelo top 8. O Sporting defronta o já eliminado Leipzig na quarta-feira e termina a fase de Liga em casa, frente ao Bolonha, que pode chegar a Alvalade sem hipóteses de seguir em frente. Já o Benfica recebe o segundo classificado Barcelona, antes de se deslocar a Turim para defrontar a Juventus que soma apenas duas derrotas na temporada.

Se olharmos para o atual top 8, destaca-se a presença de conjuntos surpreendentes como o Aston Villa, o Lille ou, particularmente, o Brest. Em sentido contrário, se a fase de Liga terminasse no dia de hoje, colossos como o Bayern de Munique ou Real Madrid teriam de disputar o playoff, enquanto o PSG ficaria já pelo caminho.

Os playoffs têm data marcada para 11/12 e 18/19 de fevereiro, enquanto os oitavos de final terão apenas lugar em março.

Esta terça-feira a bola milionária volta a rolar, mas o verdadeiro pesadelo probabilístico (e logístico) acontece no dia 29 de janeiro: todas as 36 equipas em prova vão entrar em campo às 20 horas, em 18 jogos onde dois elementos não vão faltar: a emoção e a calculadora.