Sporting: Rúben Amorim até final da época
O nome de Rúben Amorim tem sido muito falado em Inglaterra (Maciej Rogowski/IMAGO)
Foto: IMAGO

Sporting: Rúben Amorim até final da época

NACIONAL04.11.202308:00

Saída a meio da temporada é muito difícil, até mesmo pela cláusula. Decisão no fim de 2023/2024 (com ou sem título). Pode ser fim de ciclo.

O trabalho de Rúben Amorim, nos mais de três anos e meio que leva como treinador do Sporting, desperta o apetite de grandes clubes europeus, sendo o Manchester United o mais recente a ser associado ao técnico de 38 anos. Confrontado com esse interesse, o leão garantiu não ter sido contactado mas, enigmático, apontou para uma ideia que tem para o final da temporada… E pelos dados recolhidos por A BOLA será mesmo apenas no final da época que o futuro de Amorim poderá ser discutido – saída a meio do caminho estará fora dos planos.

«Tenho uma ideia para o final da época, não vou dizer qual é. Não é para agora. Portanto, temos sempre uma ideia, mas os resultados, o contexto, levam-nos para coisas diferentes. Já aconteceu na minha carreira, mas não quero estar a comentar coisas como o Manchester United neste momento», disse o treinador no final do jogo com o Farense – 4-2 na Taça da Liga –, na quinta-feira, dia em que foi noticiado, pelo The Times, que Rúben Amorim está numa a lista de potenciais substitutos de Ten Hag, que passa por situação complicada em Old Trafford – Zidane, Graham Potter, Roberto De Zerbi, Michael Carrick, Diego Simeone, Julian Nagelsmann e o regresso de Ole Gunnar Solskjaer são também possibilidades equacionadas.

«O ano passado isso desenrolou-se por várias semanas. O que posso dizer é que vou sempre respeitar o contrato. Tudo o que está lá no contrato vai ser cumprido. É a única coisa que posso e quero dizer em relação a isso», afirmou Amorim, deixando a possibilidade a várias interpretações. Porque o contrato termina em junho de 2026 – a administração sportinguista renovou o vínculo do treinador em novembro de 2022, tendo sido tornada pública a renovação em janeiro de 2023 – mas existem cláusulas, com prazos e valores, entre eles a cláusula de rescisão que é de 30 milhões de euros para clubes nacionais e de 20 milhões para o estrangeiro.

Ora será esse o valor que o Manchester United – ou outro clube, só para a Premier League Amorim já foi associado no passado a  Chelsea e Tottenham – terá de pagar para poder levar o treinador, mas garantem a A BOLA que nem mesmo assim a saída de Amorim poderá ganhar forma antes do final da época. Nessa altura o cenário será diferente e há quem acredite que em caso de ser campeão será mesmo o fim de um ciclo, com a possível saída do treinador pela porta grande de mais um título, o segundo nacional depois da conquista em 2020/2021. E também no caso de não haver título o fim de ciclo poderá acontecer. Mas essa ideia que tem para o final da época Rúben Amorim não revelou. «Não é para agora», disse, veremos se este sábado, na antevisão do jogo do campeonato com o Estrela da Amadora – domingo às 20-30 horas em Alvalade –, dirá algo mais sobre o assunto.

Rúben Amorim, recorde-se, chegou a Alvalade em março de 2020, depois do Sporting pagar os 10 milhões de euros da cláusula de rescisão do contrato do treinador com o SC Braga. Já ganhou um título de campeão nacional, duas Taças da Liga e uma Supertaça.