O futuro de Amorim analisado por ilustres sportinguistas
Rúben Amorim tem contrato até 2026

O futuro de Amorim analisado por ilustres sportinguistas

NACIONAL04.11.202311:00

Carlos Pereira e Litos falam sobre o treinador e a ideia que terá para o final da época

Antes do jogo com o Farense, que o Sporting ganharia por 4-2 para a Taça da Liga, Rúben Amorim surgiu numa lista de potenciais futuros treinadores do Manchester United. No final do jogo, questionado sobre essa notícia do The Times, o técnico leonino garantiu não ter sido contactado. Mas confessou que tem uma ideia para o futuro. 

«Tenho uma ideia para o final da época, não vou dizer qual é. Não é para agora. (…) O ano passado isso desenrolou-se por várias semanas. O que posso dizer é que vou sempre respeitar o contrato. Tudo o que está lá no contrato vai ser cumprido. É a única coisa que posso e quero dizer em relação a isso», afirmou Amorim, deixando a possibilidade a várias interpretações. Porque o vínculo termina em junho de 2026, mas existem cláusulas, com prazos e valores, entre eles a cláusula de rescisão que é de 30 milhões de euros para clubes nacionais e de 20 milhões para o estrangeiro.

A BOLA ouviu ilustres sportinguistas sobre o tema, como o antigo jogador e treinador leonino Carlos Pereira.

Carlos Pereira, antigo jogador e adjunto do Sporting. MIGUEL NUNES/ASF

– Qual será a ideia de Rúben Amorim  para o final da época?

- Sinceramente deixou algo no ar mas não acredito que possa sair a meio da época. O Sporting tem bom projeto para ele, ele é um bom projeto para o Sporting e creio que neste momento está feliz no clube. Está a fazer um excelente trabalho, a lançar miúdos, isso tem de se enaltecer e dá-lhe felicidade. Agora vai manter-se.

– Com ou sem título nacional, esta temporada pode ser o fim de um ciclo?

– É provável. Aí acredito que possa acontecer. Há timings certos e pode ser, deixaria para trás um grande trabalho, com novos horizontes e ele é muito apetecível para os grande tubarões. Os patamares são outros, os orçamentos são outros e se sair deixa grande trabalho. Acredito que possa ser campeão e aí sair pela porta grande mas mesmo não sendo campeão há um grande trabalho feito, com valorização de ativos, o plantel é agora muito mais valioso. É a lei do mercado e entendível que possa ambicionar outro projeto.

– Manchester United seria boa opção para Rúben Amorim?

– É sempre grande clube, apetecível. Tem orçamento que permite contratar, é um clube à medida dele, enquadramento bom e pode acontecer… no final da temporada.

As mesmas perguntas fizemos a outro treinador, antigo jogador dos leões. Litos

Antigo jogador leonino, Litos. RUI RAIMUNDO/ASF

– Qual será a ideia de Rúben Amorim  para o final da época?

- Tem a ver com o que será o resultado final da época e isso é normal. O que for alcançado no final da temporada, compreendendo que alcançar os objetivos motiva ainda mais para continuar. Já se não forem conquistados troféus se calhar na cabeça dele pode existir momento de querer sair. Mas também percebemos todos que alcançando o campeonato muitas portas se vão abrir. Mas não sei o que está acordado entre ele o Sporting, sabendo que existe cláusula de rescisão.

– Com ou sem título nacional, esta temporada pode ser o fim de um ciclo?

– Também pode ser um cenário. Mas é verdade que os treinadores (e eu passei por situação dessas na altura da subida do Portimonense, em que ficámos emocionados com o momento) podem querer dar seguimento ao que foi alcançado. Mas espero que consiga ser campeão e possa prosseguir no Sporting. É o desejo de todos, adeptos, jogadores, direção…

– Manchester United seria boa opção para Rúben Amorim?

– Será sempre um granos Portugal e não vejo o Manchester United a lutar pela Premier League... Agora é um clube e uma liga que qualquer treinador ambiciona.