Sporting - Real Sociedad: Análise individual e jogadores em destaque

Sporting Sporting - Real Sociedad: Análise individual e jogadores em destaque

NACIONAL26.07.202301:30

POTE CHEIO DE CONFIANÇA DE RICARDO ESGAIO

Pedro Gonçalves nos três golos. Lateral direito marcou e assistiu. Morita de alta rotação
 

Adán - Deixou o jogo com o caderno de anotações completo, pois foi muitas vezes chamado a intervir. Começou algo inseguro, com algumas saídas a punhos a recolocar bolas em zonas complicadas mas terminou em cheio, com uma parada magistral a remate de Karrikaburu (87’) e outra a tentativa de Magunazelaia - os nome são complicados e as defesas também o foram.

Gonçalo Inácio - Começou discreto mas na segunda parte destacou-se a... atacar, primeiro com um passe fantástico para Paulinho (53’) e logo depois ao ter enorme participação no terceiro golo, pois foi ele quem abriu a defensiva contrária até que Nuno Santos cruzou para Pedro Gonçalves,

Matheus Reis - Talvez escaldado por aquilo que aconteceu no encontro com o Genk, foi mais comedido no passe na primeira fase de construção dos leões. Defensivamente, descansou na segunda parte, quando Kubo já não estava.

Nuno Santos - A garra e o compromisso de sempre a defender e, para lá da linha de meio-campo, a exibição ficou marcada pelo passe/cruzamento (55’) para o golo de Pedro Gonçalves, que devia entrar nos guias de frieza e assertividade na hora de assistir companheiros.

Edwards - O inglês continua muito abaixo do demonstrado na época passada, principalmente porque se revela complicativo no último terço.

Paulinho - A atitude na pressão à defesa contrária está lá, bem como a capacidade de construção, mas a um avançado pede-se... golos e nesse particular mostrou-se muito pouco esclarecido em três ocasiões (41’, 47’ e 53’). Numa delas até estava em fora de jogo, mas só o soube após a intervenção do VAR e aconselha-se que, em situações similares, remate em vez de esperar pelo penálti.

Essugo - Tem potencial mas não arrisca milímetro no capítulo do passe e joga no meio-campo dum grande...

Tiago Ferreira - Prémio para quem esteve tanto tempo lesionado.

Leonardo Barroso - Dois minutos em campo, entrada imprudente e... vermelho. 
 

JOGADORES EM DESTAQUE

Ricardo Esgaio - Vem mais um? Eu estou cá!
O Sporting continua no mercado à procura de um lateral-direito mas Esgaio, à pergunta se vem mais um, respondeu claramente em campo que continua de leão ao peito e cheio de confiança, como demonstrou na subida pela faixa com cruzamento que culminou no golo de Gyokeres e no remate certeiro a passe magistral de Pedro Gonçalves. Aviso à concorrência.

Coates - A braçadeira não está só no braço
O capitão de equipa, El Patrón, mostrou que a braçadeira não é só um adereço para usar no braço mas também na cabeça, na mentalidade com que encara todos os treinos e jogos. Uma série de cortes a roçar a perfeição, sempre a esconjurar o perigo que os bascos pretendiam mas não conseguiam criar.  

Morita - O código de honra dum samurai
O japonês, do país dos samurais, voltou a revelar que tem um código de honra para com o futebol muito parecido aos dos ancestrais guerreiros de terra do Sol Nascente. Sempre disponível, a dar o máximo, em altíssima rotação, jogou mais na posição 6, recuperou muitas bolas e deu dimensão ofensiva à equipa.

Pedro Gonçalves - Os elogios começam a esgotar-se
Pedro Gonçalves tem, invariavelmente, o Pote cheio de bom futebol e começam a esgotar-se elogios para qualificar as suas exibições. Aos 19 minutos, passe magistral para Esgaio cruzar para o golo de Gyokeres; aos 28 mais um abertura de fantasia para remate certeiro de Esgaio; aos 55 um passe seu à baliza para o terceiro golo. Mais? Talvez seja impossível.

Gyokeres - Bons princípios na procura do fim

O sueco mostrou-se pela primeira vez aos adeptos e com direito a transmissão televisiva e revelou muitos bons princípios na procura de um fim coletivo, que é sempre o golo - consegui-o cheio de argúcia. Possante, oportunista, certeiro no passe, deixou enorme promessa de que será uma das figuras de 2023/2024. É preciso rever, mas o primeiro filme foi de Oscar.