Seleção feminina de Portugal na final do Campeonato do Mundo
Seleção Nacional venceu a italiana, por 2-0, em Novara, e defronta no sábado (20.00 horas) a espanhola no jogo do título
A seleção portuguesa feminina de hóquei em patins qualificou-se para a final do Campeonato do Mundo, em Novara, após vencer a anfitrião italiana, por 2-0.
A equipa das quinas marcou um golo em cada parte do jogo, primeiro por Joana Teixeira, e depois, por Leonor Coelho, na etapa complementar, garantindo um triunfo que a coloca na grande final, no sábado, em que defrontará a Espanha. A seleção do país vizinho assegurou a presença na partida do título após bater a Argentina, por 4-1.
O selecionador Hélder Antunes voltou a apostar no imutável cinco inicial: Cláudia Vicente; Sofia Moncóvio, Leonor Coelho, Ana Catarina Ferreira e Raquel Santos, mas foi uma jogadora proveniente do banco a colocar a equipa lusa em vantagem. Aos 17 minutos, Joana Teixeira circundou a baliza italiana e perante um aglomerado de patins e stiques encontrou uma nesga por onde atirar a bola para o fundo das redes.
Logo a seguir, a capitã Ana Catarina Ferreira cometeu falta sancionada com cartão azul e livre direto, mas a transalpina Rebecca Taccardi na cobrança do castigo não acertou no alvo. O inverso aconteceu aos 25’, com Raquel Santos e Ludovica Rossetto como protagonistas.
A segunda parte arrancou praticamente (2’) com um penálti falhado por aquela jogadora portuguesa e aos 13’ foi um livre direto a ser desperdiçado por Inês Severino. Sentia-se o segundo golo português e este não se fez esperar: Leonor Coelho, três minutos volvidos (16’), a culminar uma jogada de contra-ataque, em que a guardiã italiana teve deficiente intervenção, aumentou decisiivamente a vantagem e garantiu a qualificação para a final.