Sporting: o batido matinal, as aulas de português e a conexão com os adeptos de Hjulmand

NACIONAL20.11.202421:23

Leões mostraram o quotidiano do capitão

O dinamarquês foi o protagonista do primeiro episódio de um Um Dia Com, um programa da Sporting TV que mostra o dia-a-dia dos atletas leoninos. O dinamarquês mostrou que já está muito à-vontade na língua de Camões e tal deve-se ao facto de ter uma explicadora, de nome Rita, que muito o elogiou quanto à sua performance em português, apesar do capitão dos leões afirmar que «é muito diferente» das línguas nórdicas, mas que o facto de falar italiano lhe facilita a aprendizagem. No entanto, prometeu que em breve dará uma entrevista em português.

A rotina do jogador contratado ao Lecce começa com um batido, bebido ainda no carro quando se desloca para a Academia. Já no centro de futebol dos leões, no refeitório, sentou-se ao lado do compatriota Harder e explicou o que gosta de comer pela manhã. «Gosto de começar o dia com papas de aveia, mel, fruta, dois ovos, chá, sumo de laranja e café», afirmou o jogador que ia cumprimentando os companheiros de equipa antes de seguir para o gabinete clínico onde fez os habituais alongamentos antes de seguir para o ginásio.

No percurso, encontrou Viktor Gyokeres e o popular roupeiro Paulinho e desafiou-o a dizer qual será a melhor seleção escandinava: Suécia ou Dinamarca? «É a Dinamarca que ganhou o Europeu de 1992 quando estavam todos de férias. O Schmeichel também ganhou», respondeu Paulinho.

Pelo meio, em tom de brincadeira, disse não perceber porque razão Viktor Gyokeres e Pedro Gonçalves estavam escalados para uma sessão fotográfica, tal como ele, Daniel Bragança e Trincão.

A saída da Academia, parou para dar autógrafos e conversar durante alguns segundos com adeptos. «Os nossos adeptos dão-nos uma energia extra e mesmo quando jogamos fora parece que jogamos em casa», adiantou.

Depois, deslocou-se a um café, onde encontrou a namorada com o cão, Olau. Foi aí que fez a videochamada com a explicadora de português e recebeu muito elogios.

O programa foi gravado após a vitória sobre o Lille, para a Liga dos Campeões, e Hjulmand reconheceu que a vitória, por 2-0, «foi muito especial». «Gostava de ter começado a disputar esta prova mais cedo», assumiu.