Sporting-Moreirense: inexpugnável Alvalade à prova
IMAGO/ Maciej Rogowski

Antevisão Sporting-Moreirense: inexpugnável Alvalade à prova

NACIONAL17.09.202308:28

Leões sem deslizes em casa defrontam equipa que nunca venceu em Alvalade e que esta época só soma pontos… fora de casa

O Sporting (10 pontos) recebe este domingo o Moreirense (4 pontos), equipa em relação à qual é historicamente muito superior. Para a Liga, 24 jogos, cinco empates e apenas uma derrota, fora de casa, em termos totais, são 27 partidas, 19 triunfos, 6 empates, 2 derrotas.

Os verde e brancos, refira-se ainda, venceram as duas partidas realizadas em Alvalade esta temporada, Famalicão (1-0) e Vizela (3-2), afirmando que a sua casa é inexpugnável, à prova de equipas nortenhas.

O Moreirense, porém, também tem os seus próprios argumentos: venceu em Chaves (2-1) e empatou em Famalicão (0-0). Quatro pontos fora, tantos quantos leva no Campeonato.

O Moreirense de Rui Borges perdeu duas partidas em casa e tudo sugere que é equipa talhada para jogar fora, para o contra-ataque, a fim de aproveitar-se das debilidades de adversários que precisam de atacar. E o Sporting de Rúben Amorim precisa de atacar para chegar novamente ao topo da classificação.

Rúben Amorim, Sporting. Foto: Sérgio Santos

Mais: o histórico diz-nos que o Sporting em Alvalade não vacila com o Moreirense (12 vitórias e 1 empate), mas o histórico recente também nos diz que a equipa de Moreira de Cónegos não facilita em Alvalade: desde 2016 que não perde por mais de um golo de diferença.

A 23 de outubro de 2021, foi Coates, ao minuto 16, a selar a vitória verde e branca. Não mais haveria visita do Moreirense à casa do leão, face à descida de divisão.

Só St. Juste é, neste momento, ausência para Rúben Amorim, treinador dos leões, que conta um goleador inesperado. Quem contaria que a contratação de Gyokeres significaria não o banco dos suplentes, mas a liderança dos goleadores para Paulinho? Leva quatro golos na Liga

O Moreirense de Rui Borges, que há uma semana perdeu com o SC Braga (2-3), castigado com golo de Al Musrati ao minuto 90+6, também tem os seus trunfos: André Luís, ponta de lança brasileiro, autor de 17 golos na temporada passada. 

Rui Borges, Foto Estela Silva/LUSA

Kodisang, internacional sul-africano, pode ser novidade no ataque da Rui Borges, dado que acaba de regressar da seleção. Os leões tiveram, refira-se, nada mais nada menos do que uma dúzia nas seleções.

Onze provável do SportingAdán; Diomande, Coates e Inácio; Fresneda, Hjulmand, Morita e Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Paulinho e Gyokeres.

Não posso dizer o onze nem vou abrir o jogo. Pois mudaria a abordagem do adversário. O meu modo de pensar é sempre igual. Joga quem está mais preparado

Rúben Amorim, treinador do Sporting: «Não posso dizer o onze nem vou abrir o jogo. Pois mudaria a abordagem do adversário. O meu modo de pensar é sempre igual. Joga quem está mais preparado e não por terem alguns tido mais tempo a trabalhar comigo. Cada jogo tem a sua história. Tem vantagem quem trabalhou bem e depois é uma análise de que tipo de jogadores tem o Moreirense. Não tanto os que ficaram…»

Onze provável do MoreirenseKewin Silva; Fabiano Souza, Maracás, Marcelo e Frimpong; Ofori e Gonçalo Franco; Madson, Alanzinho e João Camacho; André Luís.

Tanto com o FC Porto como com o SC Braga fomos bastante consistentes, mas depois perdemos nos pormenores. Queremos melhorar isso

Rui Borges, treinador do Moreirense: «O objetivo é tentar sermos melhores nesses pormenores que têm feito diferença noutros jogos. Tanto com o FC Porto como com o SC Braga fomos bastante consistentes, mas depois perdemos nos pormenores. Queremos melhorar isso e manter a consistência. Seremos equipa comprometida e ambiciosa.»