Esgaio ou Fresneda: saiba quem deverá ser o lateral-direito do Sporting com o Moreirense
Esgaio pode dar a vez a Fresneda na lateral direita do Sporting

Esgaio ou Fresneda: saiba quem deverá ser o lateral-direito do Sporting com o Moreirense

NACIONAL16.09.202321:24

Lateral-direito espanhol reclama titularidade e pode começar de início; trio de ataque goleador para manter: Pedro Gonçalves, Paulinho e Gyokeres

Foi, dos reforços, o último a chegar a Alvalade e por isso será o último a estrear-se como titular. Mas o jogo deste domingo com o Moreirense pode ficar na história como o primeiro de Fresneda no onze inicial do Sporting. Já na frente aplica Amorim a máxima de não mexer no que está a correr bem: Pedro Gonçalves, Paulinho e Gyokeres são os responsáveis pelos sete golos dos leões neste arranque de temporada e por isso o trio de ataque é para manter.

Lateral-direito espanhol de apenas 18 anos, Iván Fresneda entrou aos 85’ no jogo com o SC Braga (1-1). Rendeu Ricardo Esgaio, até aqui única opção de raiz para a ala direita e pode render o português no onze inicial no jogo deste domingo, depois de duas semanas a trabalhar em Alcochete. «O Iván ficou e isso foi importante para se adaptar à equipa e à vida da academia, além das rotinas da equipa», explicou Rúben Amorim, tentado a colocar o espanhol a titular no encontro com o Moreirense, às 20.30 horas em Alvalade.

No ataque a dúvida era Gyokeres, 154 minutos jogados pela seleção da Suécia — 64’ (com um golo) na goleada à Estónia, 5-0 no passado sábado, mais 90’ nas pernas na derrota (1-3) com a Áustria, na terça-feira. O desgaste no entanto não se fez sentir na chegada do avançado de 25 anos à academia, trabalhou bem e por isso avança para o onze. Junta-se a Paulinho e a Pedro Gonçalves. Um trio cheio de golo, para manter.

Veja-se os números deste ataque. Na primeira jornada foram dois golos de Gyokeres e um de Paulinho, decisivo para desempatar o 2-2 com o Vizela já no tempo de compensação. Nas duas jornadas seguintes, só deu Paulinho: dois golos no 2-1 ao Casa Pia; um golo no 1-0 ao Famalicão. Na jornada 4, golo de Pedro Gonçalves, agora a jogar preferencialmente no ataque e não no meio-campo, no 1-1 no terreno do SC Braga.

Com Pedro Gonçalves na frente, pode Morita agarrar a posição 8. E Hjulmand seguro a número seis, ainda a aprender a forma de jogar da equipa, como referiu Amorim, mas a crescer na posição que lhe está destinada desde que chegou do Lecce para substituir Manuel Ugarte.

Na defesa também não deve haver alterações: Adán na baliza; Diomande mais à direita no trio de centrais, com Gonçalo Inácio na esquerda e Coates no comando ao centro.