SPORTING Rúben Amorim sem filtro: Inácio, Fresneda, gestão e os jogos tardios do leão
Treinador dos leões falou de vários temas no lançamento da partida com o Moreirense. Ambição renovada e a certeza de que esta é a vez em que sente mais dificuldades em formar um onze
Preparação da semana sem internacionais
Em relação à preparação foi igual. Depois vamos adaptando o treino consoante o tempo que temos. Foram duas semanas muito boas. Uns saíram, outros deviam ter ficado, como foi o caso do Morten Hjulmand, um jogo particular para trabalhar rotinas, o Ivan Fresneda ficou para se ambientar à vida da academia e aproveitamos ao máximo para um ciclo que vem aí e que será muito exigente. Mas preciso jogos para meter toda a gente a jogar. Este é o ano em que me custa mais fazer um onze.
O Moreirense subiu e é uma equipa muito bem trabalhada, chega à Liga com rotina de vitórias e quando dispara para a pressão são muito organizados. Um Ofori muito intenso, o Franco cresceu muito, Alan é muito forte, um dos melhores avançados de cabeça na Liga, portanto, levamos isto como se fosse uma final e esperamos jogo de grande dificuldade. Basta ver o que as equipas chamadas grandes sofreram com o Moreirense. Prevejo um jogo difícil mas estamos preparados.
Diomande e Gyokeres chegaram mais tarde
Jogaram minutos na seleção e chegam com ritmo. Por isso estão na máxima força para ajudar a equipa.
Melhor arranque de Paulinho
Não faço ideia as razões… Se soubesse teria feito isso há mais tempo… Fico feliz por ele mas a importância está centrada na equipa e naquilo que ele tem dado à equipa. O trabalho é algo que sempre fez e que sempre o defendi mesmo quando não marcava. Arranque igual aos outros, mas agora tem mais golo e dá mais sumo…
Elogios do treinador do Moreirense e ausências
Creio que está toda a gente disponível. Apenas St. Juste continua o seu trabalho individual. Os jogadores pensam sempre que o próximo jogo é o mais difícil e terá sido isso que Rui Borges pensou. Ainda para mais num estádio complicado como o nosso que creio que vá encher. Não temos qualquer tipo de ilusão.
Sérgio Conceição fez revolução no onze. Pensa fazer o mesmo
Não posso dizer o onze nem vou abrir o jogo. Pois mudaria a abordagem do adversário. O meu modo de pensar é sempre igual. Joga quem está mais preparado e não por terem alguns tido mais tempo a trabalhar comigo. Cada jogo tem a sua história. Tem vantagem quem trabalhou bem e depois é uma análise de que tipo de jogadores tem o Moreirense. Não tanto os que ficaram…
Gestão de quatro jogos em duas semanas… gestão
Todas as equipas o fazem. O seguinte é sempre o mais importante. Depende.. de quem está cansado.. será uma escolha normal. Mas vai haver rotatividade porque tem de ser e porque temos jogadores para isso…
16 setembro 2023, 15:11
«Temos jogadores para fazer rotatividade»
Rúben Amorim não prometeu revolução no onze, mas com quatro jogos em duas semanas garante que será obrigatoriamente feita uma gestão
Ponto máximo de maturidade de Inácio. Próxima grande venda?
Espero que não. Penso que o Inácio tem muitas coisas a melhorar. É forte a construir, um contra um, mas pode crescer nessa consistência, a jogar sempre nível máximo. Pode jogar com dois centrais, como fez na Seleção. pode ser ele a passar meio, pois não sabemos quanto tempo irá durar o Coates, mas não está no pico na maturidade. Está num bom momento.
16 setembro 2023, 15:02
«Gonçalo Inácio a próxima grande venda? Espero que não...»
Rúben Amorim, confrontado por A BOLA, destacou bom momento do central, mas rejeita que esteja no pico de maturidade
Fresneda parecido com Porro
Tem algumas semelhanças. São espanhóis (risos). O Fresneda tem muito andamento, ainda para mais num miúdo de 18 anos. Como pessoas são totalmente diferentes. O Fresneda é melhor defensivamente que o Porro. E mais robusto a aguentar jogos seguidos, pois o Porro, teria de ser feita alguma gestão face aos problemas físicos que ia tendo.
16 setembro 2023, 14:49
«Fresneda e Porro têm algumas semelhanças»
Rúben Amorim destacou a importância de ter trabalhado com o reforço espanhol nesta pausa da Liga
Hjulmand
Não tem aquela capacidade de ir buscar jogadores a todo o lado como Ugarte ou Palhinha. Isso ele não tem. Mas sabe ler o jogo, tem capacidade gerir, adaptar. Equipa terá de se adaptar a um pouco, mas ele também terá de o fazer… Daí ter dito que seria importante ter passado mais tempo com ele de forma a entender as nossas dinâmicas.
Sporting nunca joga em casa antes das 8 da noite
Não tenho responsabilidade nisso. Apenas disse que que no verão não seria bom fazer jogos durante a tarde devido ao calor e isso tem impacto na nossa equipa. Agora não tenho dito nada. As regras são como são. E acho que essa decisão devia ser autónoma e não da Liga. Bastava dizer que não se realizavam jogos antes das x horas. Responsabilidade não é minha. Quando foi fui eu que disse…
Descontos no futebol português
É o que é… por vezes vemos uma equipa a cair mais vezes e depois marca um golo. É muito subjetivo. As vezes da jeito ter tempo grande outras vezes não. Foi uma forma que se encontrou para o tempo perdido. Já tive jogos aqui, em Alvalade, em que sofremos golos a meio segunda parte e não houve mais jogo. Tentativa de chegar a meio termo, por vezes tem sido grande. Não quero entrar em polémicas.