Rúben Amorim sem filtro: Inácio, Fresneda, gestão e os jogos tardios do leão
Rúben Amorim (Sérgio Miguel Santos/ASF)

SPORTING Rúben Amorim sem filtro: Inácio, Fresneda, gestão e os jogos tardios do leão

NACIONAL16.09.202315:17

Treinador dos leões falou de vários temas no lançamento da partida com o Moreirense. Ambição renovada e a certeza de que esta é a vez em que sente mais dificuldades em formar um onze

Preparação da semana sem internacionais

Em relação à preparação foi igual. Depois vamos adaptando o treino consoante o tempo que temos. Foram duas semanas muito boas. Uns saíram, outros deviam ter ficado, como foi o caso do Morten Hjulmand, um jogo particular para trabalhar rotinas, o Ivan Fresneda ficou para se ambientar à vida da academia e aproveitamos ao máximo para um ciclo que vem aí e que será muito exigente. Mas preciso jogos para meter toda a gente a jogar. Este é o ano em que me custa mais fazer um onze. 

Moreirense

O Moreirense subiu e é uma equipa muito bem trabalhada, chega à Liga com rotina de vitórias e quando dispara para a pressão são muito organizados. Um Ofori muito intenso, o Franco cresceu muito, Alan é muito forte, um dos melhores avançados de cabeça na Liga, portanto, levamos isto como se fosse uma final e esperamos jogo de grande dificuldade. Basta ver o que as equipas chamadas grandes sofreram com o Moreirense. Prevejo um jogo difícil mas estamos preparados.

Diomande e Gyokeres chegaram mais tarde 

Jogaram minutos na seleção e chegam com ritmo. Por isso estão na máxima força para ajudar a equipa. 

Melhor arranque de Paulinho

Não faço ideia as razões… Se soubesse teria feito isso há mais tempo… Fico feliz por ele mas a importância está centrada na equipa e naquilo que ele tem dado à equipa. O trabalho é algo que sempre fez e que sempre o defendi mesmo quando não marcava. Arranque igual aos outros, mas agora tem mais golo e dá mais sumo…

Elogios do treinador do Moreirense e ausências

Creio que está toda a gente disponível. Apenas St. Juste continua o seu trabalho individual. Os jogadores pensam sempre que o próximo jogo é o mais difícil e terá sido isso que Rui Borges pensou. Ainda para mais num estádio complicado como o nosso que creio que vá encher. Não temos qualquer tipo de ilusão. 

Sérgio Conceição fez revolução no onze. Pensa fazer o mesmo

Não posso dizer o onze nem vou abrir o jogo. Pois mudaria a abordagem do adversário. O meu modo de pensar é sempre igual. Joga quem está mais preparado e não por terem alguns tido mais tempo a trabalhar comigo. Cada jogo tem a sua história. Tem vantagem quem trabalhou bem e depois é uma análise de que tipo de jogadores tem o Moreirense. Não tanto os que ficaram…

Gestão de quatro jogos em duas semanas… gestão

Todas as equipas o fazem. O seguinte é sempre o mais importante. Depende.. de quem está cansado.. será uma escolha normal. Mas vai haver rotatividade porque tem de ser e porque temos jogadores para isso…

Ponto máximo de maturidade de Inácio. Próxima grande venda?

Espero que não. Penso que o Inácio tem muitas coisas a melhorar. É forte a construir, um contra um, mas pode crescer nessa consistência, a jogar sempre nível máximo. Pode jogar com dois centrais, como fez na Seleção. pode ser ele a passar meio, pois não sabemos quanto tempo irá durar o Coates, mas não está no pico na maturidade. Está num bom momento.

Fresneda parecido com Porro

Tem algumas semelhanças. São espanhóis (risos). O Fresneda tem muito andamento, ainda para mais num miúdo de 18 anos. Como pessoas são totalmente diferentes. O Fresneda é melhor defensivamente que o Porro. E mais robusto a aguentar jogos seguidos, pois o Porro, teria de ser feita alguma gestão face aos problemas físicos que ia tendo. 

Hjulmand

Não tem aquela capacidade de ir buscar jogadores a todo o lado como Ugarte ou Palhinha. Isso ele não tem. Mas sabe ler o jogo, tem capacidade gerir, adaptar. Equipa terá de se adaptar a um pouco, mas ele também terá de o fazer… Daí ter dito que seria importante ter passado mais tempo com ele de forma a entender as nossas dinâmicas. 

Sporting nunca joga em casa antes das 8 da noite

Não tenho responsabilidade nisso. Apenas disse que que no verão não seria bom fazer jogos durante a tarde devido ao calor e isso tem impacto na nossa equipa. Agora não tenho dito nada. As regras são como são. E acho que essa decisão devia ser autónoma e não da Liga. Bastava dizer que não se realizavam jogos antes das x horas. Responsabilidade não é minha. Quando foi fui eu que disse…

Descontos no futebol português

É o que é… por vezes vemos uma equipa a cair mais vezes e depois marca um golo. É muito subjetivo. As vezes da jeito ter tempo grande outras vezes não. Foi uma forma que se encontrou para o tempo perdido. Já tive jogos aqui, em Alvalade, em que sofremos golos a meio segunda parte e não houve mais jogo. Tentativa de chegar a meio termo, por vezes tem sido grande. Não quero entrar em polémicas.