Sporting: acionistas aprovam contas e bónus a Frederico Varandas por 99,99%
O presidente do Sporting, Frederico Varandas (A BOLA)

Sporting: acionistas aprovam contas e bónus a Frederico Varandas por 99,99%

NACIONAL07.10.202423:42

Já terminou a Assembleia Geral da SAD dos verdes e brancos, aprovada também, por larga maioria, autorização para emissões obrigacionistas

Os acionistas da Sporting, SAD reuniram-se na tarde/noite desta segunda-feira no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, e após demorada discussão aprovaram com 99, 9 por cento de votos a favor um bónus de 180 mil euros remuneratório a Frederico Varandas e de 142,5 mil euros para os restantes administradores executivos da sociedade tendo em conta a política de remuneração da SAD e o atingir dos objetivos alcançados em 2023/24, como a conquista do título nacional, o apuramento para a Liga dos Campeões, a chegada aos oitavos de final da Liga Europa e, no plano financeiro, o lucro de 12,1 milhões de euros apresentado no último exercício.

A politica de remunerações para as próximas duas temporada, ou seja, até ao final do mandato de Frederico Varandas, também mereceu luz verde por parte dos acionistas. Aliás, percentagem de aprovação atrás descrita foi a mesma nos sete pontos que estiveram em discussão.

A discussão do primeiro ponto, relativo ao relatório e contas do último exercício, demorou cerca de cinco horas, malgrado o lucro apresentado. Após este ponto, passou-se para o ponto 2, no qual houve uma deliberação sobre a proposta de aplicação dos resultados, do último exercício, enquanto no 3 houve uma apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade. No 4 deliberou-se sobre o relatório sobre remunerações elaborado pelo Conselho de Administração, respeitante ao exercício 2023/2024.

O Conselho de Administração do emblema verde e branco também recebeu autorização por parte da AG para emissões obrigacionistas, até ao montante máximo global de €100 milhões, a realizar através de uma ou mais ofertas públicas de subscrição e/ou uma ou mais ofertas públicas de troca tendo como objeto as obrigações representativas de empréstimos obrigacionistas emitidos pela Sporting SAD, nomeadamente dos empréstimos obrigacionistas denominados Sporting SAD SAD 2021-2024 e Sporting 2024-2027, emissões essas a terem lugar nos anos de 2024, 2025 e 2026.

O presidente da Assembleia Geral de acionistas, Bernardo Ayala, explicou no final que foi dada liberdade ao Conselho de Administração para decidir qual o valor que cada empréstimo obrigacionista terá, até ao total de 100 milhões de euros nas três épocas descritas.

Rodrigo Paes de Almeida foi o representante do acionista Sporting nesta assembleia geral que teve ontem lugar.

(Notícia atualizada às 00:26h)