SC Braga: Lukas Hornicek pronto para trancar a baliza
Jovem guarda-redes vai ser o titular na partida diante do Union St. Gilloise, ocupando o lugar do castigado Matheus. Época mais proveitosa na elite bracarense
Um menino cada vez mais homem e a preparar-se, paulatinamente, para a assumir um plano de destaque (ainda maior) na hierarquia de guarda-redes do SC Braga. Falamos de Lukas Hornicek que, aos 22 anos, é já a sombra de Matheus, estando a postos para ser o dono da baliza no encontro de quinta-feira, diante do Union St. Gilloise (20 horas), referente à 7.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Depois de terminar a sua formação nos guerreiros do Minho, onde chegou em 2019, na altura, para integrar a equipa de juniores, o internacional sub-21 chéquio realizou, depois, o trajeto natural na estrutura bracarense, passando pelos sub-23 e pela equipa B até chegar aos grandes palcos.
Foi Carlos Carvalhal que o lançou no mais alto patamar dos arsenalistas, concedendo-lhe alguns minutos num jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal da época 2021/2022, diante do Moitense (5-0). Estávamos a 17 de outubro de 2021, dia que, por certo, Lukas Hornicek jamais esquecerá. Ainda nessa temporada, estreou-se como titular na Liga, num duelo com o Famalicão (2-3), na 34.ª e última jornada desse campeonato.
O caminho faz-se caminhando e Lukas Hornicek voltou a contabilizar mais duas partidas no ano seguinte. A 11 de dezembro de 2022 foi titular na Taça da Liga, frente ao Paços de Ferreira (2-0), adversário contra o qual também somou mais alguns minutos na derradeira ronda da Liga, cerca de cinco meses e meio depois (3-0).
Os números aumentaram em 2023/2024, já que o guarda-redes que chegou a Braga proveniente do FK Pardubice participou em quatro encontros, sempre como titular: Casa Pia (1-1) e Nacional (3-1), ambos para a Taça da Liga, Portimonense (4-1) e Benfica (2-3), ambos para a Taça de Portugal.
Já na presente campanha, e apesar de ainda só estarmos em janeiro, Hornicek já atingiu um recorde desde que chegou à equipa principal do SC Braga: cinco jogos. Foi titular com Boavista (1-0), na 2.ª jornada da Liga, 1º Dezembro (2-1), na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, Elfsborg (1-1), na 4.ª jornada da Liga Europa, e com Lusitano de Évora (2-1), nos oitavos de final da prova rainha do futebol português. A estes 360 minutos juntou ainda mais 20 no último duelo europeu, com a Roma (0-3), devido à expulsão de Matheus.
Agora, e com o brasileiro a ter de cumprir castigo na deslocação à Bélgica, Lukas Hornicek voltará a estar entre os postes da baliza bracarense. E não será, por certo, pelo chéquio que os guerreiros não conseguirão um bom resultado em solo belga. Porque a qualidade está lá.