SC Braga celebra 104 anos: «Não é uma história de sucessos alcançados de mão beijada»
António Salvador orgulhoso pelo contributo dado nos 22 anos como presidente de um clube que quer tornar ainda maior
O SC Braga celebra este domingo 104 anos de existência e nas comemorações António Salvador enalteceu o passado ímpar do emblema minhoto e o contributo de todos os que fizeram parte da história do clube.
«É uma oportunidade para recuarmos no tempo e recordarmos aqueles que sonharam e fundaram este clube. Penso neles enquanto exemplos. Imagino neles a ambição, a audácia e o ímpeto que ainda hoje são a imagem do Sporting Clube de Braga. Devemos recordar, porém, que a nossa história coletiva não é uma história de facilidades e de sucessos alcançados de mão beijada. Não é sequer uma história linear, isenta de avanços e recuos, de dúvidas e hesitações, de perigos e ameaças. A afirmação e o crescimento do Sporting Clube de Braga conheceram muitas interrupções, muitos desvios e muitas improbabilidades. Fomos, demasiadas vezes, um clube no limiar da sobrevivência», disse no discurso dirigido aos bracarenses.
António Salvador reforçou que tudo valeu a pena: «A todos aqueles que se dedicaram ao Sporting Clube de Braga a mensagem é de que tudo valeu a pena. Todo o esforço, todas as lutas, todos os desaires, todas as derrotas, todos os insucessos.»
Há mais de duas décadas na liderança do clube mais representativa de Braga, Salvador sabe que ainda tem muito para fazer: «Estou em vias de completar 22 anos na presidência deste clube. É um orgulho e uma responsabilidade que abraço diariamente, reconhecendo o meu pequeno papel nesta história coletiva com mais de um século. Não tenho dúvidas: o clube que somos hoje seria o orgulho de todos os dirigentes, todos os atletas e todos os sócios que tanto deram de si por este símbolo e que já não estão entre nós para contemplar o resultado desse esforço. Para todos nós, que temos o privilégio de viver o presente e de contribuir para o futuro, sobra um enorme brio e uma gigante responsabilidade. Julgo ser factual que o Sporting Clube de Braga está hoje no ponto mais alto da sua história, tanto no plano desportivo como nos planos social, estrutural e patrimonial. Seria um erro, diz-nos o passado, considerar qualquer um destes ganhos como definitivo. Não, o sucesso do nosso clube não é um dado adquirido. O sucesso do nosso clube tem de continuar a ser conquistado dia após dia.»