Santa Clara-Boavista: jovens axadrezados querem estragar a festa da equipa revelação
Santa Clara e Boavista voltam a cruzar-se na Liga. Foto: ASF

ANTEVISÃO Santa Clara-Boavista: jovens axadrezados querem estragar a festa da equipa revelação

Os conturbados tempos vividos no seio da pantera obriga a somar o máximo de pontos possíveis para a fuga despromoção; do lado do Santa Clara, será que a possível saída do Estádio São Miguel irá influenciar o excelente arranque de época?

É domingo e isto significa mais um dia de grandes jogos nesta 7.ª jornada da Liga. Nos Açores, pelas 20h30, a equipa revelação Santa Clara recebe o Boavista tendo como principal objetivo manter-se nos quatros primeiros lugares da classificação. Do lado axadrezado, a ida aos Açores tem de ser sinónima de pontos para dar resposta ao desaire (0-3) caseiro, na jornada passada, ante o Benfica.

Joga-se o vigésimo encontro entre os dois conjuntos e, no que à estatística diz respeito, o histórico acaba por vir a favorecer os… axadrezados, que saíram com a vitória em onze ocasiões, contra quatro dos bravos açorianos. No Estádio São Miguel, a história inverte-se com o Santa Clara a levar uma ligeira vantagem sobre os axadrezados, com quatro triunfos contra três do próximo oponente, porém todas as vitórias contabilizadas pelos forasteiros foram para a Liga.

O último Santa Clara- Boavista ocorreu à 19.ª jornada da temporada de 2022/23 e terminou com um empate a dois golos. Gabriel Silva (61’ e 86’), ainda nos açorianos, e Vicent Sasso (13’ e 63’) foram os autores dos tentos certeiros.

Por fim, de recordar que a última vitória boavisteira no reduto dos açorianos remonta à época de 2019/2020, com Neris (2’) e Carraça (25’) a assegurarem os três pontos. No lado do Santa Clara, César Martins reduziu aos 85 minutos.

Santa Clara

Vasco Matos tem sido o promotor da estabilidade do bom arranque do Santa Clara, no entanto, esta semana atípica no plano extracampo dos açorianos pode condicionar a abordagem ao encontro.

Ao longo da semana, surgiu a notícia-já confirmada pelo clube- relativa à possível saída dos açorianos do Estádio São Miguel, motivado por uma proposta apresentada pelo Governo Regional em regularizar o contrato de concessão da infraestrutura.

Além dessa questão, a semana dos comandados de Vasco Matos ficou marcada pela decisão de Rodrigo Varanda, avançado brasileiro emprestado pelo América Mineiro no último defeso, em terminar a carreira aos 21 anos de idade, para cuidar da saúde mental.

No plano desportivo…as coisas não podiam estar a correr da melhor maneira ao Santa Clara. O 5.º lugar é o espelho do excelente arranque de época para os açorianos, que, a jogar em casa, apenas foram derrotados (0-2) pelo FC Porto, em jogo a contar para a 2.ª jornada.

Este jogo, no plano estatístico, assume nova importância para junto da equipa, visto que, em caso de novo triunfo, o Santa Clara iguala já em outubro as vitórias conquistadas na última época na primeira liga.

Equipa Provável (3x4x3):

Gabriel Batista; Luís Rocha, Frederico Venâncio e Sidney Lima; Lucas Soares, Adriano Firmino, Pedro Ferreira e MT; Vinícius Lopes, Alisson Safira e Gabriel Silva

Lesionados: Pedro Pacheco

Suspensos: -

Antevisão de Vasco Matos (treinador do Santa Clara):

Boavista

Vivem-se tempos de enorme instabilidade para os lados do Boavista, quer dentro ou fora de campo. Seja por necessidade ou ousadia, a verdade é que a impossibilidade de inscrever jogadores nos últimos quatro defesos, aliado à onda de lesões que assolam os axadrezados, não dão outra hipótese senão apostar na prata da casa para dar a volta à crise.

Os casos de sucesso de Pedro Malheiro (vendido neste defeso aos Trabzonspor) ou do Tiago Morais (transferido para o Lille e agora cedido ao Rio Ave), dão alento a esta arriscada opção de tentar inverter o rumo dos acontecimentos e assegurar a manutenção.

Boavista: jogadores da formação contra a crise

24 setembro 2024, 15:12

Boavista: jogadores da formação contra a crise

Abascal agravou o quadro de lesionados do Boavista e vai parar um mês; Bacci não se inibe que combater a crise com o lançamento de jogadores com ADN da pantera; Tomás Silva é o mais recente exemplo

O jovem Tomé Sousa, de apenas 17 anos, é o rosto desta nova versão do Boavista, no entanto, a aposta de Bacci não fica por aqui, visto que Joel Silva, Tomás Silva, Pedro Gomes, Gonçalo Almeida, João Barros, Marco Ribeiro, Augusto Dabó e Tiago Machado, todos da cantera boavisteira, já foram opção neste arranque de Liga.

No plano desportivo, a ida aos Açores serve, ou melhor, tem de servir como um virar de página para o regresso aos triunfos por parte do Boavista, algo que foge desde a 1.ª jornada com a vitória (1-0) sobre o Casa Pia.

Perante uma época que se adivinha muito longa e dolorosa para os axadrezados, todos os pontos podem ser preciosos para um desfecho feliz no final da temporada.

Equipa Provável (4x5x1):

Tomé Sousa; Pedro Gomes, Filipe Ferreira, Bruno Onyemaechi e Joel Silva; Ibrahima Camará, Gonçalo Almeida, Vukotic, Sebastián Pérez e Salvador Agra; Bozenik

Lesionados: Miguel Reisinho, Rodrigo Abascal, João Gonçalves e Luís Pires

Suspensos:-

Antevisão de Cristiano Bacci (treinador do Boavista):