Rui Duarte: «Não me sinto condicionado por estar a prazo»
SC Braga (Imagem: SC Braga | Facebook)

Rui Duarte: «Não me sinto condicionado por estar a prazo»

NACIONAL05.04.202419:13

O SC Braga recebe o Arouca na 28.ª jornada da Liga

Rui Duarte vai estrear-se como novo treinador do SC Braga, após a saída de Artur Jorge, que rumou para o Brasil para treinar o Botafogo, isto quando faltam sete jornadas para terminar o campeonato. Os arsenalistas anunciaram, entretanto, que Daniel Sousa, atual treinador do Arouca, assumirá o comando técnico a partir da próxima temporada. Ora bem, SC Braga e Arouca defrontam-se este sabado, a partir das 18 horas.

«Esta é uma boa oportunidade, que foi conseguida com muito trabalho. Muito orgulhoso de estar aqui, é sinal que acreditam em mim. Obviamente traz responsabilidades para um futuro próximo, que são estes sete jogos. Quero ajudar a equipa a conseguir o objetivo. Estou a pensar menos em mim e mais no objetivo coletivo. Obviamente sabemos o que está em cima da mesa. Foram três dias intensos a preparar a equipa, reencontrar a dinâmica da equipa. Este tempo foi mais pensado em perceber como jogar de forma inteligente. Não vou fazer grandes mudanças, quer a níveis técnicos e táticos. Posso colocar um cunho pessoal, mas sem nunca colocar em causa o trabalho anterior», disse, esta sexta-feira, Rui Duarte na conferência de imprensa de antevisão.

«Vejo como uma oportunidade, não estou minimamente fragilizado. Sinto que confiaram em mim, sinal de que estão atentos ao meu trabalho e a minha missão é dar continuidade ao projeto do presidente. Sei que são sete jogos, encaro-os como uma oportunidade, não me sinto condicionado por estar a prazo. Sou extremamente ambicioso. Quero acrescentar qualidade, poder dar algo mais à equipa e cumprir os objetivos», acrecentou.

Rui Duarte mostrou-se muito sereno durante toda a conferência, não fugiu às perguntas dos jornalistas e consciente do legado deixado por Artur Jorge, que deixa a equipa no quarto lugar, a dois pontos do FC Porto, e depois de a ter qualificado para a fase de grupos da Liga dos Campões.

«Não falei com ele, aproveito para lhe desejar boa sorte, fez um trabalho incrível. Encontrei um grupo incrível, com uma qualidade tremenda, muito focado em cumprir os objetivos. Aqui nota-se muita ambição e garra. Só quando se está ca dentro é que se percebe a grandeza do clube».

Rui Duarte quer dar o seu «cunho pessoal» nestes últimos sete jogos, realçando que «há que ter gosto em defender».

«Acrescentar aquilo que é o meu cunho pessoal, sem mudar a dinâmica de vitórias, que é o mais importante. O nosso foco é ir jogo a jogo, sei que é um cliché, mas é mesmo assim. Foi muita informação em poucos dias, nem deu para olhar para a tabela. Queremos ganhar, mas também ter gosto em defender. É assim que vejo o futebol. Depois, no final, fazem-se as contas».

Por fim, Rui Duarte confessou que não se sentiu desiludido por não ser a primeira opção do SC Braga, uma vez que Daniel Sousa será o seu sucessor.

«Compreendo a decisão. No final, faremos a análise. Não sei o que se vai passar amanhã, muito menos daqui a sete jogos. Sinto-me realizado e com vontade de ajudar a equipa. Até lá, muita coisa pode acontecer. Vimos muitos treinadores a começarem por fazer um jogo e depois a ficarem. O Artur [Jorge] fez cinco jogos pela equipa principal [na altura, para o lugar de Custódio], voltou para a formação e depois regressou à Liga».

O treinador interino referiu ainda que Ricardo Horta «está de regresso e disponível» e que o presidente António Salvador pediu-lhe «trabalho».

Adrián Marín, lesionado, fica de fora do duelo com o Arouca, enquanto Borja e Paulo Oliveira estão ainda em dúvida. Já o capitão Ricardo Horta está recuperado e disponível para o jogo.