Rui Costa: a procura pelo 39, Gonçalo Ramos, Bento, Rafa e o encontro com Ronaldo

Benfica Rui Costa: a procura pelo 39, Gonçalo Ramos, Bento, Rafa e o encontro com Ronaldo

NACIONAL19.07.202322:56

Rui Costa falou, esta quarta-feira, aos jornalistas, durante o jantar de comemoração do 28.º aniversário da Casa do Benfica em Albufeira. O presidente dos encarnados fez o ponto de situação sobre o mercado, jogando à defesa sobre Gonçalo Ramos e confirmando a continuidade de Rafa, algo que A BOLA noticiou na terça-feira.

A nova época: «O 38 enche-nos de orgulho, foi um título que demorou bastante tempo a chegar, mas já está no museu e a partir deste momento o nosso foco tem de ser o que vem pela frente, as várias competições que temos para disputar e, essencialmente, a busca do 39. É essa a mentalidade que precisamos. Temos de entrar nesta época da mesma forma que entrámos o ano passado, focados só no que temos pela frente e não no que conquistámos. É isso que se pretende, dos sócios, adeptos, estrutura, eu e os jogadores.»

Favoritismo para a conquista do título? «O Benfica parte para este campeonato como campeão, mas isso não nos traz títulos. Teremos de entrar neste campeonato com a mesma ambição do ano passado, consciente das dificuldades de que teremos de passar para chegar ao 39, de que os nossos adversários têm as mesmas ambições e de que partimos com zero pontos. Este ano será de extraordinária dificuldade e teremos de estar prontos para enfrentá-la.»

Mais reforços a caminho? «O mercado está aberto até 31 de agosto e inevitavelmente há muita coisa que pode acontecer. Não é só no Benfica, é em todo o mundo. Não me vou alongar muito sobre isso, até porque o trabalho que temos desenvolvido tem sido muito bem ponderado e esclarecido entre a equipa técnica e o meu staff do futebol. Tudo o que acontecerá até 31 de agosto logo se vê e o nosso foco é trabalhar com aqueles que estão cá para apontar aos objetivos.»

Gonçalo Ramos na lista do PSG: «Você [jornalista] já disse que tinha chegado uma proposta para o Gonçalo Ramos. É natural, já disse em Inglaterra, que os jogadores do Benfica tenham propostas, são sempre avaliadas, até este momento não há nada de concreto que possa adiantar sobre qualquer jogador. O plantel está a ser formado, na tentativa de ser com poucas aquisições e saídas. Foi isso que planeámos e tentaremos manter. Mercado aberto e pouca disponibilidade da nossa parte.»

Falou com Rafa? «Rafa fica, tiveram essa informação. Rafa vai ficar. Disse que falaria com ele em Inglaterra, falei com ele, como é natural. Falo com todos os jogadores quase diariamente, não é preciso reuniões de fundo para falar. Neste momento, é jogador do Benfica, contamos com o Rafa.»

Jogo com o Al Nassr, de Ronaldo: «Jogo de preparação para entrarmos bem no campeonato, há essa particularidade de estar o Cristiano do lado de lá, de ser moda as equipas da Arábia Saudita, mas o nosso foco é aquilo que temos de fazer dentro do campo, apontando ao que teremos de fazer no campeonato.»

E a possível contratação de Bento? «Não vou falar de mercado, está aberto, as coisas têm sido planeadas internamente desde o final do campeonato, os adeptos têm assistido às manobras e esclarecei no final todas as opções.»