Antevisão Benfica-Gil Vicente: depenar ou ser depenado

Águia motivada procura quarta vitória consecutiva; galos de Barcelos ainda só perderam com o FC Porto e vêm de quatro empates seguidos

É um Benfica com a moral em alta que vai receber o Gil Vicente no Estádio da Luz este sábado, às 20.30 horas, em jogo a contar para a sétima jornada da Liga. Águia e galo defrontam-se num duelo em que ambas quererão mostrar quem tem as garras mais afiadas...

É a 52.ª vez que os dois conjuntos medem força, com o saldo a pesar de forma desequilibrada para o lado dos encarnados: 38 vitórias para a equipa de Lisboa, com os gilistas a registarem apenas seis vitórias (e sete empates entre ambas). A última vez que o Gil Vicente logrou uma vitória no Estádio da Luz foi na época 2021/2022, com Nélson Veríssimo no comando do Benfica. Desde então, quatro jogos e quatro vitórias, sempre na Liga, para a equipa da casa.

Rúben Fernandes tenta travar João Neves no último jogo entre as duas equipas, na 20.ª jornada da Liga 2023/2024. Neste lance, o agora médio do PSG fez o segundo golo da vitória por 3-0 do Benfica.

Águia motivada

Três vitórias em três jogos desde que Bruno Lage assumiu o comando da equipa dão motivos ao conjunto encarnado para sorrir e aspirar a nova vitória. O Benfica reinventou-se desde que o treinador português substituiu Roger Schmidt, jogando num 4x3x3 agressivo que reconquistou os adeptos. Depois de um início de época turbulento, as águias ocupam agora a terceira posição da tabela classificativa, com 13 pontos.

«Vejo um Benfica diferente, mais motivado, mais liberto»

27 setembro 2024, 10:00

«Vejo um Benfica diferente, mais motivado, mais liberto»

PARTE 1 - Nandinho, que representou o Benfica e o Gil Vicente enquanto jogador, dois emblemas que medem forças na 7.ª jornada, esteve à conversa com A BOLA, na antecâmara do duelo entre águias e galos. O antigo extremo, agora treinador, garante que não vai torcer por nenhuma equipa este sábado e sublinha que guarda boas memórias de ambos os clubes. Analisa o desempenho recente da turma de Bruno Lage, o impacto da troca de treinador e a questão dos avançados dos encarnados

São já cinco golos nos últimos três jogos, para os quais muito contribuíram Akturkoglu e Kokçu: o primeiro chegou do Galatasaray e já enfeitiçou os benfiquistas, com dois golos, duas assistências e vários lances de qualidade; já o número 10 dos encarnados, a jogar mais livre, redescobriu a sua melhor forma e contabiliza dois golos e uma assistência com Lage a comandar (três golos e três assistências desde o início da época).

Bruno Lage confirmou, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, que Alexander Bah está recuperado da lesão que sofreu frente ao Estrelha Vermelho e que está convocado, pelo que haverá alguma expectativa para perceber quem começará no lado direito da defesa encarnada.

Onze provável: Trubin; Alexander Bah, António Silva, Otamendi, Álvaro Carreras; Aursnes, Kokçu, Florentino; Di María, Pavlidis, Akturkoglu.

Lesionados: Tiago Gouveia e Renato Sanches.

A figura: Kokçu. Tem sido o maestro dos encarnados, somando dois prémios de melhor jogador em campo nos últimos três encontros. Além dos números, soma ainda vários lances de grande qualidade e é, neste momento e a par de Akturkoglu, o jogador em destaque das águias.

O que disse Bruno Lage, treinador do Benfica: «É sempre uma motivação extra jogarmos no Estádio da Luz perante os nossos adeptos. Espero a equipa com a mesma dinâmica, com o mesmo foco. Sobre o nosso adversário, espero uma equipa à imagem do seu treinador [Bruno Pinheiro], com um futebol positivo, com muito atrevimento ofensivo, uma equipa que funciona no seu todo, com jogadores da linha da frente de enorme qualidade. Temos de estar 100 por cento concentrados e com compromisso para o jogo de amanhã [hoje].»

De empate em empate

O Gil Vicente, por sua vez, vai tentar dar seguimento na Luz à forma que tem evidenciado neste campeonato. Apesar da derrota na jornada inaugural frente ao FC Porto, os gilistas ainda não perderam mais nenhum jogo, tendo, ainda assim, empatado os últimos quatro.

Em nono lugar com sete pontos, os galos de Barcelos sabem que uma derrota permitirá que os adversários mais próximos os ultrapassem na tabela classificativa. Não obstante, na antevisão ao jogo, Bruno Pinheiro, treinador da equipa, garantiu que, tendo em conta a dimensão do Benfica, «assinava já por baixo» um empate.

O treinador de 47 anos revelou ainda que Gnabe não recuperou da lesão e, como tal, não vai a jogo contra as águias.

Onze provável: Andrew Ventura; Zé Carlos, Rúben Fernandes, Jonathan Buatu, Sandro Cruz; Maxime Dominguez, Jesús Castillo, Kanya Fujimoto; Jordi Mboula, Cauê dos Santos, Félix Correia.

Lesionados: Mory Gbane, Yaya Sithole, Facundo Cáseres.

A figura: Kanya Fujimoto. Com quatro golos (hat-trick na única vitória esta época e golo no empate a uma bola contra o Casa Pia na última jornada) e uma assistência em seis jogos, o médio nipónioco é o melhor marcador da equipa e tem sido um dos destaques dos gilistas, somando 485 minutos e seis titularidades em seis partidas.

O que disse Bruno Pinheiro, treinador do Gil Vicente: «Vamos tentar manter os nossos princípios de jogo. Sabemos que o Benfica é favorito, mas estamos aqui para contrariar isso. Eles estão no melhor momento da época. Têm só vitórias em casa e sofreram apenas um golo [Santa Clara], mas isso não nos fará alterar a nossa forma de jogar. Queremos impor as nossas ideias e tentar tirar algo positivo deste jogo.»