Rui Borges: «Todos temos prós e contras e é tentar tirar partido disso ao máximo»
Rui Borges (EPA/Estela Silva)

Rui Borges: «Todos temos prós e contras e é tentar tirar partido disso ao máximo»

NACIONAL06.12.202413:31

Treinador dos conquistadores pretende uma equipa intensa e igual a si própria na visita ao reduto do Benfica; técnico destaca o bom momento que os encarnados atravessam, mas entende que pode sair da Luz com a vitória

Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, assumiu que o Benfica está num bom momento de forma, mas revelou que a sua equipa está preparada para o desafio e que vai à procura de disputar a partida, deste sábado (18 horas), da 13.ª jornada da Liga.

«No sentido da estratégia observamos para tentar descobrir coisas sobre o adversário, neste caso o Benfica, ou qualquer outra equipa que defrontamos. Vamos enfrentar uma equipa que neste momento é a que está em melhor forma no nosso campeonato, pois o Sporting baixou de forma. O Benfica vem numa forma, que desde que entrou o míster Bruno Lage, no campeonato, tem à volta de 32 golos marcados, numa média de quatro golos por jogo. Vamos defrontar uma grande equipa que está com uma intensidade alta, com dinâmica muito boa e muito intensa, que sabe que o primeiro classificado perdeu pontos e pode vir mais motivado, pois vencendo e depois ganhando o jogo em atraso pode ir para primeiro. Mas, também sabemos aquilo que podemos fazer, a forma como podemos ser Vitória dentro do jogo, encarando como qualquer outro adversário, sabendo que atualmente é a equipa em melhor forma e nos vai criar problemas. No entanto, do outro lado vai haver respeito por tudo o que temos feito ao longo da época e vamos tentar dividir o jogo ao máximo, dentro daquilo que são as nossas qualidades. Não mudamos a nossa ideia de jogo e forma de jogar, temos de estar mais capacitados para perceber os problemas que nos podem criar.»

O técnico, de 43 anos, voltou a elogiar o adversário, mas também antecipou o cenário que pode conduzir ao sucesso.

Estamos a falar de uma equipa dita grande e logo por aí, a qualidade individual é maior e coletivamente também, por isso vai criar-nos mais problemas. Está cheia de confiança, só com vitórias no campeonato com o novo técnico, que marca muitos golos

«É difícil contrariar qualquer equipa. Agora, estamos a falar de uma equipa dita grande e logo por aí, a qualidade individual é maior e coletivamente também, por isso vai criar-nos mais problemas. Está cheia de confiança, só com vitórias no campeonato com o novo técnico, que marca muitos golos. Joga em sua casa e sabemos o que é jogar lá com casa cheia e como vai ser importante entrar bem no jogo. Na fase inicial vai ser bastante intenso. Mas, temos de olhar também para o outro lado como o excesso de confiança e de vontade que pode jogar a nosso favor. Tentar que assim seja, procurando, no plano estratégico, tentarmos ser superiores ao Benfica em certos momentos do jogo, tal como eles o vão fazer e a equipa que estiver mais capaz de perceber esses momentos defensivos, essencialmente, acredito que será a que vai ganhar», mencionou Rui Borges que ainda analisou a equipa do Benfica, insistindo na ideia de que pode vencer no Estádio da Luz.

«Não acho que seja melhor no processo ofensivo que no defensivo, pois se ganham é porque são a equipa mais equilibrada ao longo do jogo. Tem dois centrais bastante equilibrados. São equipas que gostam de pressionar no meio-campo ofensivo e matar jogadas. Temos de ser o mais dinâmicos possível e com processos simples, dando muita  mobilidade ao jogo, tentando expor o Benfica a coisas diferentes. Todos temos prós e contras e é tentar tirar partido disso ao máximo.»

O treinador mostrou-se ainda satisfeito por ter Tiago Silva de volta, após ter cumprido os dois jogos de castigo.

«São todos importantes. O Tiago Silva tem sido um jogador importante, toda a gente sabe, tem feito um início de época muito bom, acima da média. Mas, são todos importantes. Fico feliz por ter quase todo o grupo disponível. Portanto, maiores dores de cabeça para mim. Aumenta a competitividade interna, naquilo que é o treino, estão mais focados, porque sabem que dou oportunidades a toda a gente e o Tiago não foge a isso, apesar de ser muito importante, em tudo, enquanto líder, como jogador e na qualidade das bolas paradas. É um jogador diferenciado, mas é mais um para ajudar», sublinhou o técnico dos conquistadores que deixou uma dúvida a pairar.

«Toni Borevkovic está em dúvida até ao jogo, teve uma pequena fratura, mas vamos ver se vai estar disponível. Caso contrário, estou tranquilo com os nossos centrais, pois todos têm jogado e dado uma boa resposta.»