Rui Borges: «Saída do Jota é um desafio, mas ele merece este passo»
Rui Borges treinador do Vitória de Guimarães durante a conferência de imprensa de antevisão para o jogo da Liga Conferência. Imagem: ESTELA SILVA/LUSA

Rui Borges: «Saída do Jota é um desafio, mas ele merece este passo»

NACIONAL31.07.202414:21

Vitória de Guimarães está em vantagem (1-0) na eliminatória com o Floriana na eliminatória da Liga Conferência; Jota Silva, autor do golo na primeira mão, está de saída

Na antevisão do encontro contra o Floriana, referente à segunda mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, o treinador do Vitória de Guimarães, Rui Borges, destacou a necessidade de uma abordagem mais intensa no jogo de amanhã. «O campo em Malta não serve de desculpa. Agora, em casa, com o apoio dos nossos adeptos, a equipa estará mais confortável e pronta para responder aos desafios», afirmou Borges.

O técnico vitoriano preparou a equipa sem considerar a presença de Jota Silva, que não estará disponível, uma vez que está prestes a assinar pelos ingleses do Nottingham Forest. «Preparei o jogo com todos os jogadores em mente. A saída do Jota é um desafio, mas ele merece este passo e a equipa está pronta para lidar com isso. Se gostava que saísse o Jota, claro que não, mas foco-me é no dia a dia».

Rui Borges também abordou o impacto do favoritismo, enfatizando que a equipa mantém respeito pelos adversários e evita a confiança excessiva. «Sabemos que todos os adversários oferecem dificuldades e que a confiança excessiva pode ser prejudicial. O grupo está focado e competitivo», explicou.

Comentando sobre o mercado e a tranquilidade dos jogadores, o antigo treinador do Moreirense manifestou o descontentamento com os rumores que davam conta do afastamento de Tomás Ribeiro. «O que me preocupa é a notícia que dá conta de que o Tomás Ribeiro não treinava há uma semana, foi uma falta de respeito para o jogador e clube. Ainda bem que pediram desculpa. Os jogadores estão capacitados que o mercado é assim todos os anos».

Na véspera da estreia em jogos oficiais no Estádio D. Afonso Henriques, o técnico garantiu que a equipa está comprometida em honrar o clube. «Estamos preparados para dar o nosso melhor. A minha garantia é o trabalho intenso e competitivo».

Rui Borges ainda comentou sobre o potencial de Gustavo da Silva, que ainda não foi oficializado, mas A BOLA sabe que é o substituto de Jota Silva para o ataque vimaranense. «Não vou falar muito porque ainda não é um dado adquirido, mas fez uma boa época no Nacional e pode trazer características valiosas. Estou confiante nas soluções que temos e na capacidade de competir», finalizou.

O encontro entre o Vitória de Guimarães, em vantagem na eliminatória, e os malteses do Floriana está agendado para as 20h15 desta quinta-feira.