Rúben Amorim prepara sucessão para os trintões

Sporting Rúben Amorim prepara sucessão para os trintões

NACIONAL24.07.202309:55

Experiência, liderança e exemplo. Com estatuto e perfeitamente identificados com o Sporting. No extenso grupo que vai preparando a nova época em Lagos, no Algarve, há muito sangue novo, mas também nomes de peso, com muitos quilómetros nas pernas, que, em diversas ocasiões, são a voz de Rúben Amorim dentro de campo. E, por essa mesma razão, não valendo os milhões de outros valores emergentes do plantel, são peças das quais Rúben Amorim não abdica.

Contas feitas, são cinco os jogadores do atual plantel que trabalha no Algarve acima dos 30 anos: Adán (36), Neto (35), Coates (32), Esgaio e Paulinho (30). Um registo superior, por exemplo, aos rivais Benfica e FC Porto, ambos com quatro elementos dentro deste plano. Curiosamente, deste quinteto - à exceção de Neto que, na última época, esteve um largo período afastado devido a lesão - todos assumem na atualidade um papel de primeiro plano na equipa. E terminaram a última época, por exemplo, com o estatuto de titulares. Com peso dentro e fora de campo. 

Uma condição que poderá mudar a breve prazo. Até porque todos estes trintões de Alvalade ganharam concorrência de peso nos últimos meses. Uma estratégia pensada e idealizada pelo próprio Rúben Amorim, que não só pretende dar maior competitividade ao plantel, como, a espaços, ir preparando (e acautelando…) o futuro com a promoção de jovens que possam herdar as posições. A começar na baliza: Adán, guarda-redes, um dos intocáveis entre os postes desde a chegada ao leão, após uma temporada marcada pela irregularidade exibicional, acompanhou de perto o crescimento de Franco Israel, já internacional uruguaio, que parece ter ganho nova vida na etapa final da última época. Muito jovem, 23 anos, promete ter mais oportunidades para o que aí vem. E recebeu, em diversas ocasiões, prova de confiança de Rúben Amorim.

O mesmo acontece com Coates, capitão, voz de comando, que ainda recentemente fechou portas às arábias e jurou amor eterno ao leão. 32 anos, com rendimento elevado nos últimos anos, mas com muitos potenciais jovens à espreita: Diomande (19 anos) ou até João Muniz (18) são bons exemplos e nomes que, para já, vão crescendo de forma a poderem oferecer totais garantias de fiabilidade assim que o internacional uruguaio perca espaço no onze.

Esgaio aguarda…

Seguem-se mais dois casos. Ricardo Esgaio e Paulinho. Ambos com 30 anos. Nomes com muito peso no plantel e nas ideias do técnico que não hesitou em recrutar ambos ao SC Braga em transferências que geraram alguma desconfiança. O cenário, nesta fase, não se alterou, mas ambos terão, por certo, maior concorrência em 2023/2024. E se no que se refere a Ricardo Esgaio, o ala direito foi superando a concorrência recente (Bellerín que o diga…) dando inúmeras provas de vida, Paulinho viu recentemente chegar (apenas) o… reforço mais caro da história dos leões: Viktor Gyokeres. Destronando o próprio… Paulinho. É certo que ambos são compatíveis (até foram testados ao mesmo tempo no particular com o Farense), mas, à partida, pelos custos envolvidos, o internacional sueco quase que está obrigado a tornar-se num dos intocáveis (e goleadores…) do plantel. O mesmo acontecerá com Esgaio, que depois de Bellerín - e a contratação falhada do espanhol José Ángel - deverá ter concorrência forte, até porque é uma posição prioritária para Amorim.

Neto é elo de integração dos mais jovens

Determinação e entrega valeu a renovação com os leões aos 35 anos; um dos mais acarinhados dentro do grupo. Deste quinteto é importante destacar Luís Neto. Internacional português, uma vasta experiência no futebol europeu, um dos nomes mais respeitados no seio do grupo. Razões suficientes que valeram e justificaram uma renovação no arranque desta época, aos 35 anos, após uma grave lesão que afastou o central durante vários meses na época passada. Um jogador de grupo, que além de poder ser importante dentro de campo em vários momentos mais delicados da temporada, tem uma poderosa (e eficaz…) comunicação para os muitos jovens que se pretendem afirmar em Alvalade.

Tem sido ele a fazer grande parte dessa ponte para os mais novos. Como aconteceu com Eduardo Quaresma, que, agora, tenta ganhar uma nova vida, outra oportunidade, após ter feito parte do plantel que conquistou o título em 2020/2021.