Rúben Amorim passa ensinamentos na Academia do Sporting

NACIONAL15.10.202420:12

Treinador da equipa principal participou no evento Coaching Days, que decorre em Alcochete

O evento Coaching Days, que procurou juntar as equipas técnicas, staff e dirigentes do futebol de formação do Sporting a nível nacional, começou ontem e prossegue esta quarta-feira. Em Alcochete marcaram presença cerca de 50 funcionários leoninos, entre eles a Direção da Academia, os coordenadores das áreas multidisciplinares que integram o Modelo Centrado no Jogador e todas as equipas técnicas desde os sub-7 até à equipa B, incluindo aquelas que trabalham nas Academias de Formação Sporting (AFS), no Pólo EUL e nas Academias Sporting.

Rúben Amorim também marcou presença. «Este tipo de eventos é muito importante», disse o treinador da equipa principal dos leões aos meios de comunicação do clube, «porque todos querem facilitar a chegada dos jovens à equipa principal». «Não estamos a ensinar nada, mas sim a partilhar o que achamos que os jogadores têm de ter para chegar a uma equipa de nível UEFA Champions League e que ganhe títulos. Mais do que um bom momento de ligação entre treinadores, é um momento para crescer e facilitar a vida dos nossos treinadores para que se possam focar em certas situações que consideramos, enquanto técnicos da equipa principal, importantes para os jovens», explicou o técnico.

Para Rúben Amorim, o foco esteve «na imagem» do que os leões querem «para o clube, o tipo de jogador, o carácter, a mentalidade». «É uma coisa mais holística do que o foco na parte tática ou técnica. Vamos crescendo uns com os outros e construindo o jogador do Sporting. Esse é o principal fator», destacou.

O Coaching Days conta com reuniões de trabalho para apresentar os resultados do futebol de formação ao longo dos últimos seis anos, bem como definir objetivos e o rumo do Sporting ao alinhar ideias fundamentais com foco na área técnica e no departamento de estratégia e avaliação e talento.

O diretor técnico do futebol de formação, Nuno Figueiredo, destacou a relevância de «linhar a visão estratégica dentro da área técnica dos sub-7 até aos sub-23». «Temos a felicidade de ter aqui elementos da nossa equipa principal e da equipa B para partilharmos ideias e reflexões e pensarmos no que é o modelo de formação e desenvolvimento do clube. E, depois, para envolver as áreas que dão suporte para os responsáveis entenderem as nossas dores, a nossa visão e a nossa estratégia para o que mais queremos: formar e desenvolver jogadores», disse, destacando alguns dos itens referido por Rúben Amorim.

«Desenvolver jogadores com talentos diversificados, mas que entendam o jogo e que se consigam adaptar às diferentes realidades do futebol, que estejam mais preparados para a equipa principal, que os aspetos técnicos sejam valorizados e, também, que tenham uma mentalidade de valorizar a equipa e o contexto. Há que trabalhar para o grupo. Tem de ser algo cultural, vivenciado e vivido por todos os jogadores em qualquer etapa formativa. São mentalidades que se criam e que têm influência no alto rendimento».