Sporting: Edwards entra no programa de novas oportunidades

NACIONAL09:00

Inglês pode ter chance no onze em Portimão para tentar entrar num plano ascensional, ele que enfrenta época fundamental para o seu futuro: está entre uma potencial saída e uma renovação do contrato

Do lote de jogadores indisponíveis quando se iniciou a pausa para as seleções, Marcus Edwards foi o primeiro a recuperar, com o retorno aos relvados a acontecer na terça-feira de semana passada. O inglês somou apenas 81 minutos até ao momento, fruto da lesão que o deixou fora dos relvados em quatro encontros mas também fruto de não ser, claramente, primeira opção para Rúben Amorim, que não lhe concede a titularidade desde 3 de março, num jogo com o Farense.

O extremo, 25 anos, foi claramente relegado para segundo plano desde a ascensão de Francisco Trincão mas agora poderá entrar no programa de novas oportunidades. A época é longa, contempla muitas competições, o próximo jogo é da Taça de Portugal diante do Portimonense e tendo em conta que Trincão está ao serviço da Seleção Nacional, Edwards pode ter uma chance no onze no Algarve.

Rúben Amorim poderá fazer rotação de jogadores, pois na próxima semana tem dois jogos muito importantes — Sturm Graz para a Liga dos Campeões e em Famalicão para a Liga — e deve por isso poupar alguns dos atletas que estiveram ao serviço das equipas nacionais e sujeitos a viagens. E é a partir de sexta-feira que Edwards poderá retomar um plano ascensional, ele que esta temporada até já marcou um golo, precisamente no Algarve, diante do Farense, na terceira jornada da Liga.

Esta temporada é crucial para Edwards e muito do seu futuro está relacionado com o desempenho que apresentar. De facto, o futebolista termina contrato com os leões em junho de 2026 e está entre a saída e uma eventual renovação. O canhoto esteve na lista de negociáveis no mercado de verão devido à sua inconstância, malgrado ter participado em 44 jogos em 2023/2024, mas nenhuma das abordagens que lhe chegou agradou — Inglaterra e Arábia Saudita —, pelo que os processos negociais não avançaram. Agora terá uma nova época para se mostrar e a estrutura leonina decidir se o seu passe será para vender no próximo verão, na última oportunidade para realizar algum capital com o jogador, ou se aposta na renovação de contrato.

O Sporting resgatou Edwards ao V. Guimarães em janeiro de 2022 a troco de €7,67 milhões por metade do passe, mas entretanto o Tottenham, no processo negocial de Pedro Porro, cedeu-lhe mais 15 por cento do passe do inglês. Analisando estes números chega-se à conclusão de que tendo em conta a parte do passe que detêm e as comissões de intermediação inerentes a qualquer negócio, os leões pedem uma verba entre os 20 e os 25 milhões para avançar para a efetivação do negócio, um número até aqui considerado alto pelos potenciais interessados. Um cenário que poderá mudar esta época. Está nos pés de Edwards.