«Preparados para qualquer adversário e jogo da Liga»

Sporting «Preparados para qualquer adversário e jogo da Liga»

NACIONAL26.07.202300:06

O defesa-central internacional português Luís Neto, um dos capitães de equipa dos leões, sublinhou na zona mista do Estádio Algarve (Faro/Loulé), na noite desta terça-feira, após o final do jogo de preparação entre o Sporting e a Real Sociedad (Espanha), que os leões venceram por 3-0, e que assinala o fim do estágio de pré-época da equipa lisboeta no sul do País, que as sensações são positivas após o primeiro ciclo de trabalho, na pré-época de 2023/24.

«O balanço [do estágio] é positivo. Serviu para fortalecer os laços que temos muito fortes no grupo. Passámos muito tempo juntos nestes dias, houve muita interação com a ‘malta’ jovem do plantel. E conseguimos bons resultados e com bons desempenhos da equipa. Houve muito bons treinos, a assimilar o que o ‘mister’ tem tentado fazer e melhorar o que não tem bem fizemos o ano passado, assim como treinar novas variantes», disse um dos capitães de equipa leoninos aos jornalistas, sem esconder o desejo de reencontrar as famílias após os dias de afastamento dos mais próximos

«Acho que fizemos um bom jogo. Agora é para casa descansar, que precisamos de estar com as famílias», disse Neto, de 35 anos, no arranque da que é a sua quinta temporada nos leões, onde chegou em 2019, oriundo do Zenit São Petersburgo (Rússia).

Rendido se mostrou o experiente defesa-central à estreia do avançado sueco Viktor Gyokeres, autor do primeiro dos três golos.

«O Viktor é mais um jogador que, viu-se, veio para ajudar. É muito forte fisicamente, tem grandes números no Championship [segunda divisão inglesa, jogava no Coventry City] nos últimos dois anos. Todos comunicam muito bem com ele, e ele está a assimilar as ideias. Encaixa bem no nosso plantel. Agora, é fazer com que ele possa mostrar ainda mais o seu potencial, para mais golos e melhores performances, que é o que queremos dele», sublinhou Luís Neto, em declarações à Sporting TV.

Quanto ao limite do sonho para o Sporting em 2023/24, Luís Neto foi cauteloso e não promete o título nacional.

«Até onde pode ir este Sporting, se está preparado para ganhar o título [nacional]? Está preparado para ganhar qualquer jogo da Liga, ante qualquer adversário. É uma equipa capaz, acabou muito bem a última edição da Liga, é muito coeso e unido. O que nos importa é ganharmos ao Vizela [1.ª jornada do campeonato]. O ano passado começámos com o ‘pé esquerdo’, e à 4.ª jornada já tínhamos muitos pontos perdidos e de atraso, que depois pesaram muito durante a época», recordou Luís Neto.

«Por isso, o título não garanto. Ninguém o pode garantir nesta altura: o que posso garantir é uma equipa preparada para ganhar qualquer jogo do campeonato», reforçou quem deixou uma palavra de ânimo a Leonardo Barroso, jovem lateral-esquerdo que se estreou… e foi expulso após três minutos.

«Leonardo Barroso? Todos já fomos um pouco como o Barroso nas nossas carreiras. Às vezes, é apenas excesso de vontade. É um miúdo que às vezes se treina connosco, e no seu primeiro jogo acabou expulso. Acho que o VAR não ficava chateado se não tivesse sido expulso. Deixo-lhe aqui uma palavra de apreço, pois ele estava, naturalmente, muito triste: já todos nós tivemos 16 e 17 anos, sabemos da importância destes momentos. Irá aprender, ter mais oportunidades de estar connosco e evoluir no Sporting», concluiu Luís Neto.