Paulo Sérgio: «Acho que faz diferença o Sérgio Conceição estar no banco»
O Portimonense joga neste domingo (18:00h) no Dragão e Paulo Sérgio, treinador dos algarvios, não espera um adversário fragilizado pelas duas recentes derrotas consecutivas, pedindo aos seus jogadores concentração do primeiro ao último minuto, e que joguem simples e de forma segura.
O técnico do Portimonense foi questionado sobre o facto de o FC Porto vir de duas derrotas e se isso torna o jogo mais difícil para os algarvios ou por outro lado, se é mais fácil, uma vez que mostrou o dragão alguma fraqueza nos últimos dois jogos.
«Não é mais fácil, nem mais difícil. No Dragão são sempre jogos com um grande grau de complexidade. Não concordo quando dizem que o FC Porto mostrou fraquezas nestes dois últimos jogos. Sabemos que vamos ter um jogo muito difícil pela frente, contra uma equipa que é sobejamente competente e a história demonstra isso mesmo. Nós, uma vez mais, vamos tentar de tudo para conseguir trazer algo positivo do jogo», disse Paulo Sérgio.
O treinador foi depois colocado perante a questão: essas derrotas, de alguma forma, deram pistas para a forma como o Portimonense irá jogar no Dragão?
«Não, porque nós conhecemos muito bem a forma do FC Porto jogar. Nesses dois jogos, num jogou grande parte do tempo com dez e agora, para a Champions, não foi em nada, antes pelo contrário, inferior ao adversário. Não obteve apenas o resultado, mas a qualidade do futebol e aquilo que nós reconhecemos no FC Porto, está lá. Portanto, esses resultados não influenciam em nada aquilo que vai ser o jogo de amanhã, antes pelo contrário, sabemos que vamos ter uma equipa contrária muito alerta, para inverter esse ciclo de duas derrotas, que em nada belisca a qualidade do FC Porto», resumiu.
O FC Porto tem ganho muitos jogos nos últimos segundos, em período de compensações. Eis o que pensa Paulo Sérgio sobre o tema: «Temos de estar sempre alertas. O FC Porto tem um vasto grupo de atletas de grande qualidade e temos de estar alertas desde que o árbitro apita, até que que a partida termine. Qualquer desconcentração, distração ou passo errado que provoque uma transição, pode penalizar-nos bastante. Portanto, é nesse sentido que a equipa tem de estar, com todas as atenções redobradas porque, quiçá contra adversários que não têm esta qualidade que o FC Porto tem, o erro por vezes é perdoado, agora contra estas equipas, normalmente os erros não são perdoados, fazem-nos pagar caro. Foi nesse sentido que a equipa foi preparada, para estar muito atenta, procurar saber desfrutar da bola nos momentos que a conseguirmos ter, mas com muita concentração naquilo que é a manobra e que são os posicionamentos do FC Porto, e depois não inventarem. Jogar simples, fácil e jogar seguro, porque estas equipas em transição, são fortíssimas.»
O FC Porto fez vários resultados que foram positivos nos últimos minutos - o jogo só acaba quando acaba - mas também eu não acho que seja de somenos importância que isso também coincidiu com um período em que o Sérgio (Conceição) estava ausente do banco
Quanto ao Portimonense ter melhores desempenhos fora de casa do que no Algarve, Paulo Sérgio respondeu que «cada jogo tem uma história diferente e até este tem duas coisas curiosas».
O técnico explicou de seguida. «O FC Porto fez vários resultados que foram positivos nos últimos minutos - o jogo só acaba quando acaba - mas também eu não acho que seja de somenos importância que isso também coincidiu com um período em que o Sérgio (Conceição) estava ausente do banco, como eu também estive nas duas primeiras jornadas O lugar dos treinadores é no banco e acho que faz diferença o Sérgio (Conceição) estar no banco. Até nesse aspeto a dificuldade que nós vamos encontrar também vai ser acrescida, ele vai estar lá para desempenhar a função dele, e tudo o resto não tem qualquer influência. É um jogo, uma história que vai ter que ser escrita amanhã, e nós queremos muito estar à altura dessa partida e conseguir competir contra uma equipa com o potencial que o FC Porto tem.»
Por fim, Paulo Sérgio concordou que a equipa está neste momento a entrar numa fase mais positiva, depois de um início com duas derrotas pesadas. «Melhorámos. Como é óbvio, cometemos muitos erros nessas duas jornadas iniciais, melhorámos o os resultados dizem isso mesmo. Amanhã é outro dia e temos que estar melhor ainda do que estivemos até aqui», concluiu.