Passagem de testemunho: João Pereira de Oliveira do Hospital para Alvalade

NACIONAL10.11.202408:36

Treinador despede-se este domingo dos 'bês' na Liga 3 e começa a trabalhar no dia seguinte com apresentação oficial em Alvalade como sucessor de Rúben Amorim

Passagem de testemunho em Alvalade. Sai Ruben Amorim, que se despede esta noite do comando dos leões em Braga, e entra João Pereira, o senhor que se segue no projeto leonino. O técnico, de 40 anos, estará ao leme da equipa B esta tarde — o Sporting B recebe às 15 horas o Oliveira do Hospital — e mostra-se no dia seguinte, pela primeira vez, aos adeptos.

Ao que A BOLA apurou, João Pereira deverá ter direito a uma apresentação oficial, lado a lado com o presidente Frederico Varandas, na qual o novo técnico leonino irá mostrar-se e deixar as primeiras palavras como líder da equipa. Uma nova era abre-se em Alvalade depois de um longo ciclo, de quatro anos e meio, com Ruben Amorim.

Nessa cerimónia de apresentação também será revelada a restante equipa técnica — com a expetativa em torno da entrada de algum elemento novo na estrutura, como o caso de Luís Neto, antigo jogador dos leões — mas também o nome do treinador que irá assumir o comando da equipa B que, recorde-se, ocupa o segundo posto da Série B da Liga 3 a quatro pontos do líder Belenenses (que ontem empatou com o 1.º Dezembro).

João Pereira, que assumirá pela primeira vez o comando de uma equipa principal sénior, deverá receber o certificado de terceiro nível da UEFA ainda no final deste ano de 2024, pelo que dependerá do adjunto Tiago Teixeira — este possui o nível UEFA PRO — para algumas aparições oficiais, como na ficha de jogo ou flashes interviews. O antigo lateral não concluiu o terceiro nível, mas conseguido a inscrição no curso já na qualidade de adjunto da equipa principal, um sinal claro, de resto, de que foi preparado há algum tempo para ocupar o lugar deixado por Ruben Amorim no comando dos leões.

João Pereira é o treinador da equipa B dos leões e vai substituir Amorim na equipa A (SPORTING CP)

TAÇA E DEPOIS... ARSENAL

Assim que João Pereira for oficializado pela SAD, o novo técnico colocará mãos à obra e começa, desde logo, a apontar à sua estreia que está marcada para o próximo dia 22, em Alvalade, diante do Amarante. Terá, dessa forma, 12 dias de trabalho com o plantel — a meio gás face às muitas ausências devido aos jogadores internacionais — até a esse duelo com o adversário da Liga 3. E se esse primeiro confronto não terá um grau de exigência muito elevado... quatro dias depois chegará o primeiro grande confronto, também em Alvalade, mas desta vez diante do Arsenal para a Liga dos Campeões.

O primeiro duelo para o campeonato, curiosamente, também será em casa dos leões, desta vez diante do Santa Clara, mas apenas no final deste mês, precisamente no próximo dia... 30. Ainda a uma longa distância e com dois duelos (em duas provas diferentes) pela frente. Resta saber se João Pereira irá agarrar a equipa na Liga com uma vantagem mais confortável de três pontos ou com os rivais mais próximos, nomeadamente o FC Porto que, em caso de vitória sobre o Benfica, poderá igualar os leões a nível pontual se estes perderem este domingo na Pedreira...