Onze provável do Sporting: Neto assiste de perto a jogo histórico de Coates
Neto e Coates voltam a juntar-se na partida com o Dumiense (IMAGO)

Onze provável do Sporting: Neto assiste de perto a jogo histórico de Coates

NACIONAL26.11.202300:15

Centrais mais experientes vão a jogo com o Dumiense. Uruguaio iguala Anderson Polga como estrangeiro com mais jogos nos leões. Daniel Bragança no onze, Pedro Gonçalves deve ser poupado e a dúvida no ataque: Gyokeres ou Paulinho?

Foco total no Dumiense. Sem distrações. O Sporting joga esta tarde um jogo de decisões em Alvalade, sem espaço para errar. Qualquer deslize, já se sabe, será fatal. A Taça de Portugal é um dos objetivos da temporada e nem o facto de se tratar de uma adversário do Campeonato de Portugal retira a ambição de Rúben Amorim que, nas entrelinhas, perante o duelo europeu a meio da semana (com a Atalanta em Itália, na próxima quinta-feira), foi enviando muitos recados ao plantel.

A expetativa, essa, apesar de se tratar de um adversário três escalões abaixo dos leões, é grande. Desde logo para atestar a reação da equipa leonina à derrota frente ao rival da Luz. Depois, claro está, as escolhas de Rúben Amorim: aposta num onze renovado ou a estrutura base irá manter-se?

Neto e Coates são dois dos jogadores com maior peso no balneário dos leões

A resposta foi dada (em parte...) pelo técnico. E se a entrada de Franco Israel – o escolhido para defender a baliza nos jogos da Taça – parece natural, o trio defensivo será renovado. Sem St. Juste e Diomande (por gestão física) e com um regresso, confirmado por Amorim, numa questão colocada por A BOLA na antevisão: Luís Neto. O experiente central, de 35 anos, vai a jogo e terá a oportunidade de assistir, bem de perto, a um momento histórico a envolver o parceiro da defesa. Falamos de Coates, central de 33 anos, nove épocas em Alvalade, que hoje poderá igualar o brasileiro (e campeão do mundo) Anderson Polga, outro central, como o estrangeiro com mais jogos pelos leões: com impressionantes 342 partidas.

Matheus Reis, por sua vez, completará o trio defensivo. No meio-campo, poucas surpresas. Com Ricardo Esgaio e Nuno Santos nas alas, direita e esquerda, respetivamente, com o miolo a ser composto por Daniel Bragança (que fará de Morita) e Morten Hjulmand. Bem menos certezas existem, porém, no trio ofensivo... 

Paulinho ou Gyokeres?

O tridente ofensivo é aquele que, para já, oferece maiores dúvidas. Pedro Gonçalves (em gestão durante os últimos dias...) poderá ser poupado, abrindo a vaga a Trincão que está na linha da frente para ocupar um lugar no ataque, assim como Marcus Edwards, extremo inglês que tem estado em rendimento crescente nos últimos jogos. Resta a referência ofensiva e aqui estão as duas setas dos leões: Paulinho, goleador da Taça de Portugal (com oito golos, ninguém do plantel apresenta registo superior) e que trabalhou integrado com o grupo nas últimas semanas (anotou três golos num particular com o Atlético a meio da semana) ou Gyokeres, totalista nos últimos dois jogos da seleção sueca, maior referência dos golos esta época. Quem levará a melhor?