Oficial: Marrocos junta-se a Portugal e Espanha para organizar Mundial-2030

FIFA Oficial: Marrocos junta-se a Portugal e Espanha para organizar Mundial-2030

INTERNACIONAL14.03.202317:03

Chakib Benmoussa, Ministro do da Educação Nacional, Pré-Escola e Desportos de Marrocos, confirmou, esta terça-feira, durante o congresso da FIFA, no Ruanda, que o país irá juntar-se a Portugal e Espanha na candidatura à organização do Mundial-2030.

Se esta candidatura for a eleita pela FIFA, ficará para a história como a primeira organização intercontinental de um Mundial.

Já confirmada está a candidatura sul-americana, com Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Egito, Grécia e Arábia Saudita também já mostraram interesse em avançar com uma organização a três para o Mundial-2030.

«Esta candidatura conjunta, que não tem precedentes na história do futebol, irá juntar África e a Europa, o norte e o sul do Mediterrâneo, mas também os mundos africano, árabe e euro-mediterrâneo. Irá também mostrar o que de melhor há em nós, com uma combinação de genialidade, criatividade, experiência e meios», disse o ministro marroquino, lendo uma mensagem endereçada pelo Rei Mohammed VI.

Marrocos surge nesta candidatura no lugar da Ucrânia, depois de Andriy Pavelko, presidente da Federação Ucraniana de Futebol, que foi detido a 29 de novembro de 2022, ser acusado de desviar fundos destinados à construção de uma fábrica de relvados artificiais de futebol, arriscando, agora, uma pena de até 12 anos de prisão. Também a guerra na Ucrânia, que continua, deixa poucas perspetivas de que o país possa recuperar a tempo da competição para servir de sede e receber jogos de um Campeonato do Mundo.