Criança ucraniana pintou um jogo imaginário na parede do abrigo para se distrair dos bombardeamentos russos; federação convidou-o a assistir à partida com a Bélgica; A BOLA foi ouvir a sua história
O alvoroço no lobby é grande. Faltam cinco horas para o jogo decisivo frente à Bélgica que pode garantir a passagem da Ucrânia aos oitavos de final do Euro 2024. Há muitas camisolas amarelas à porta do hotel da seleção, no centro de Estugarda, que os seguranças controlam de uma forma defensiva, apenas na base da observação. Há câmaras por todo o lado.
Trubin e os restantes colegas já almoçaram. São 13 horas, o tempo é de descanso pós-refeição para os jogadores. Mas não para o staff, cujos elementos andam de um lado para o outro para satisfazer as muitas exigências do momento: bilhetes para os convidados, detalhes logísticos coordenados com a UEFA e acertos finais com as forças policiais.
Kyryl Vidkovskyi com Andriy Shevchenko, presidente da federação de futebol ucraniana, que o quis conhecer devido à história inspiradora baseada num desenho feito num abrigo (Fotos: D. R.)
Junto a um piano onde alguém toca uns acordes de Fur Elise de Beethoven estão sentados mãe e filho com uma história para contar. Uma história que já tem mais de dois anos mas que só foi agora descoberta na Alemanha, em pleno Europeu. Kseniia Vidkovska e Kyryl Vidkovska vivem no país há dois anos, perto de Bielefeld, pouco mais de 20 quilómetros de Marienfeld, o quartel-general de Portugal.
Kyryl interrompeu a entrevista a A BOLA para ir tirar uma foto e conhecer Shevchenko (Foto: D. R.)
«Soubemos desta história apenas há 10 dias e por isso fizemos questão de os convidar para este jogo», conta-nos Olena, uma das assessoras da Federação Ucraniana de Futebol, nos intervalos do vai e vem sobre os tapetes bem tratados da unidade hoteleira de cinco estrelas. A BOLA está lá para registá-la.
O que eles têm para contar é uma narrativa trágica que já ouvimos em mais de dois anos de guerra com a Rússia, mas com a particularidade de envolver o imaginário do futebol e por isso mesmo merecer o estatuto de adepto especial. «O meu filho costumava jogar no Snad, o clube local da região de Chernihiv, onde nós vivíamos, e o pai dele conhece pessoas de academias de futebol. O sonho dele era ver a Ucrânia jogar ao vivo», explica Kseniia. Kyryl, de 13 anos, vestido a rigor, não esconde a ansiedade e alguma timidez, mas quando segura o microfone usa uma voz segura.
0 seconds of 4 minutes, 7 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
Atalhos de Teclado
Shortcuts Open/Close/ or ?
Reproduzir/PausarEspaço
Aumentar o Volume↑
Diminuir o Volume↓
Adiantar→
Retroceder←
Legendas Ativar/Desativarc
Tela Cheia/Sair da Tela Cheiaf
Desativar Som/Ativar Somm
Decrease Caption Size-
Increase Caption Size+ or =
Adiantar %0-9
A Seguir
Filho de Cristiano Ronaldo marca... e o festejo só podia ser este
00:14
Copiado
Ao Vivo
00:00
04:07
04:07
Mais Vídeos
00:14
Filho de Cristiano Ronaldo marca... e o festejo só podia ser este
02:02
OUTROS-Compilação De Golos De Diego Castel Branco
00:48
CONFERENCIA-Roberto Martinez - Rui Silva
02:17
A BOLA DAS 8-Pior éPoca Da História Do United
02:42
A BOLA DA NOITE-Plantel Do Sporting
01:50
A BOLA DA NOITE-Analise Aos Jogos Da Champions
03:19
A BOLA DAS 6-Bernardo Silva Pode Regressar Ao Benfica
00:27
Ssstwitter.com 1744744204272
31:09
ESTE FUTEBOL NAO E PARA VELHOS-SITE - Ep 29
01:25
ESTE FUTEBOL NAO E PARA VELHOS-Kvaradona, Kvaradinho Ou Kvaradeta A Nova Estrela Do PSG - Clipe 2 - Ep 32
Fechar
Vamos ao contexto: a família tinha uma vida normal na zona de Chernihiv, no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia, até que se deu o início da ocupação, a 24 de fevereiro de 2022. A proximidade com o vizinho e aliado do regime de Vladimir Putin fez desta região uma das mais fustigadas no início da guerra por causa da facilidade de deslocação das tropas inimigas em território bielorrusso sem possibilidade de contra-ofensiva local. De um dia para noite deram-se os bombardeamentos e depois a entrada das tropas. Foram 28 dias sob jugo inimigo até chegarem as tropas ucranianas.
«Os russos entraram pela nossa região vindas da Bielorrússia, em marcha, e colocaram-nos em cativeiro durante 28 dias. Antes disso fomos bombardeados e tivemos de nos esconder nos abrigos subterrâneos porque as bombas eram muito fortes. Depois, quando chegaram as tropas russas obrigaram-nos a sair das nossas casas e destruíram tudo, todas as comunicações, qualquer forma de comunicarmos com o mundo exterior. Então pegaram em toda a gente da cidade e colocaram-nos numa escola, mantendo-nos em cativeiro num único local», revela Kseniia Vidkovska. Dois anos ainda é muito pouco, a memória está fresca e o trauma é denunciado pela expressão facial carregada.
Os olhos desta mãe também falam. Têm uma profundeza tão grande que parecem fazer-nos transportar ao passado. Como nos flashback nos filmes. «Nós fomos dos primeiros a ser conduzidos para a escola porque a nossa casa foi das primeiras que encontraram, no início da rua. Durante 28 dias vivemos na escola sem água, eletricidade, comida, enquanto os russos viviam nas nossas casas e pilhavam tudo: dinheiro, televisões, roupa, joias, tudo o que havia para roubar.»
Davam-nos comida estragada: sopa com gasóleo, pão com terra... davam pão com terra a crianças!
São duas vítimas diretas da guerra. Perderam membros inferiores mas tentam seguir com as suas vidas. Um deles joga na seleção nacional de futsal adaptado e é fã de Ricardinho. Fizeram uma viagem de 30 horas de autocarro desde Kiev para assistir a dois jogos da seleção da Ucrânia. A BOLA falou com eles antes da partida com a Bélgica.
A sobrevivência só foi possível graças ao esforço comunitário. O marido improvisou uma cozinha e, com a permissão do inimigo, ia confecionando o possível com a comida que toda a gente aprisionada trouxera de casa. «Arroz, massa... íamos cozinhando e partilhando a comida», recorda.
Os russos também forneceram alimentos, mas incomestíveis. «Davam-nos comida estragada: sopa com gasóleo, pão com terra... davam pão com terra a crianças!», diz, revoltada. Mais tarde, o intérprete fala-nos de uma entrevista a que assistira na véspera de alguns dos 19 soldados ucranianos libertados do cativeiro russo. Homens com 40 a 50 quilos que eram obrigados a comer num minuto uma tigela com água a ferver e uma batata lá dentro, a fingir de sopa. E outro que diz ter sido forçado a comer um rato, caso contrário morreria à fome.
O jogo que acaba 10-0
A conversa é entretanto interrompida. Ksennia e Kyryl são convidados a subir as escadas, entrar numa sala e conhecer Andriy Schevchenko, presidente da Federação Ucraniana de Futebol. O encontro não dura mais de três minutos. O rapaz regressa com um sorriso que ainda não tínhamos visto. Traz um saco recheado de prendas da seleção e uma bola assinada por todos os jogadores. Ele nunca viu jogar Sheva, mas sabe que acabara de estar com um deus do futebol do país, cujas fotos a mãe guardará no telemóvel e na cloud.
O desenho feito a carvão na parede de um abrigo onde estavam 40 pessoas a viver (Foto: D. R.)
Pedimos-lhe então para voltar atrás e explicar a origem de uns rabiscos que tornaram famosos e cujo significado tocou fundo na comitiva ucraniana. Durante o tempo em que esteve no abrigo subterrâneo, durante a fase de bombardeamentos, a única forma de se distrair era através dos desenhos que fazia nas paredes. Um deles foi de um jogo de futebol imaginário, feito com material outrora usado para gravar o horror.
«Fiz os desenhos quando estava no abrigo. Encontrei um pedaço de carvão que era usado pelos russos para escrever nas paredes o nome das pessoas ucranianas que eles mataram. Muitos ucranianos foram mortos na nossa vila, a maioria homens. Encontrei o carvão e comecei a pintar para não pensar nas pessoas que tinham morrido», lembra. A mãe mostra-nos a foto e o vídeo do abrigo já depois da chegada das tropas ucranianas, já com a eletricidade restituída. Mas tal não havia nesses dias de terror num espaço exíguo onde viveram 40 pessoas.
«Cerca de meio metro quadrado por pessoa. O meu filho via os nomes das pessoas que tinham morrido, a maioria a tiro», diz Ksennia, exibindo outra foto, esta do portão do abrigo, onde está escrito ao aviso ‘Atenção, crianças’. Uma maneira de apelar a alguma réstia de clemência ao inimigo.
Kyryl com a bola assinada por todos os jogadores da seleção ucraniana
Ainda assim Kyryl muda ligeiramente o tom quando lhe perguntamos que tipo de imagens idealizou enquanto borrava as paredes com um retângulo de jogo: uma jogada ofensiva, duas equipas em disputa, jogadas individuais ou qualquer outra dinâmica mental que só as crianças são capazes de fazer na forma mais primitiva, sem recurso a qualquer tecnologia. Sorri ligeiramente. Tem tudo gravado. «Imaginava duas equipas a jogar uma contra a outra, o Dínamo Kiev contra o Snad, a minha equipa local, e o Dínamo Kiev ganhava por 10-0.» A descrição faz os ucranianos à volta rirem-se, surpreendidos pelo detalhe e o desnível no marcador. Kyryl abre mais o sorriso ao notar que de repente o ambiente fica mais descontraído. Tudo por causa de um jogo de futebol imaginário, esse desporto capaz do milagre de parar guerras ou fazer esquecer, nem que seja por momentos, os traumas mais profundos.
De seguida a família Vidkovska irá para o Arena Estugarda, onde assistirá ao empate a zero, resultado que afasta a seleção dirigida por Sergiy Rebrov dos oitavos de final do Euro 2024, apesar da luta dos ucranianos até ao fim, tentando contrariar o favoritismo da Bélgica, metáfora da atitude dos soldados no seu país. Nos ecrãs gigantes, a UEFA exige a palavra paz, tal como o faz em todos os jogos da prova. Apesar do desfecho, Kyryl certamente voltou a sorrir por presenciar ao vivo um quadro a cores, muito diferente daquele jogo imaginado numa parede branca de um esconso abrigo.
A Bola solicita o seu consentimento para utilizar os seus dados pessoais para:
Nós e os nossos 886 parceiros armazenamos e acedemos a dados pessoais, como dados de navegação ou identificadores únicos, no seu dispositivo. Se selecionar «Aceito», permite que as tecnologias de rastreio suportem as finalidades apresentadas em «Nós e os nossos parceiros tratamos dados para as seguintes finalidades». Se, pelo contrário, selecionar «Rejeitar tudo» ou retirar o seu consentimento, estas tecnologias serão desativadas. Se os rastreadores forem desativados, alguns conteúdos e anúncios que vê poderão não ser tão relevantes para si. Pode voltar a este menu para alterar as suas escolhas ou retirar o consentimento a qualquer momento clicando na ligação Gerir preferências na parte inferior da página Web (ou no ícone na parte inferior esquerda da página, se aplicável). As suas escolhas serão aplicadas em Website. Para mais informação, consulte a nossa política de privacidade.
Nós e os nossos parceiros tratamos os dados para fornecermos:
Utilizar dados de geolocalização precisos. Procurar ativamente as características do dispositivo para identificação. Armazenar e/ou aceder a informações num dispositivo. Publicidade e conteúdos personalizados, medição de publicidade e conteúdos, estudos de audiência e desenvolvimento de serviços.
Sobre a sua privacidade
Tratamos os seus dados para disponibilizar conteúdos ou publicidade e medimos a disponibilização de tais conteúdos ou publicidade para gerar perspetivas sobre o nosso site. Partilhamos esta informação com os nossos parceiros com base no consentimento e no interesse legítimo. Pode exercer o seu direito de consentimento ou opor-se a um interesse legítimo, com base numa finalidade específica abaixo ou a nível de parceiro na ligação sob cada finalidade. Estas escolhas serão sinalizadas aos nossos fornecedores que participam na Estrutura de Transparência e Consentimento.
Gerir preferências de cookies
Cookies funcionais
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Cookies essenciais
Sempre ativos
Estes cookies são necessários à boa operação do site, permitindo uma correta navegação e o funcionamento das aplicações que o constituem.
Cookies publicitárias
Estes cookies personalizam a publicidade em função dos interesses de cada utilizador, por forma a direcionar as campanhas publicitárias tendo em conta os gostos dos utilizadores e ajudam a medir a eficácia da publicidade do website. Podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade e ser usados por estes para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Se não permitir estes cookies, verá publicidade menos personalizada aos seus interesses.
Cookies analíticas
Estes cookies permitem-nos realizar a análise estatística de como os utilizadores usam o site. Permitem, nomeadamente, contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a perceber como os visitantes se movimentam pelo site, com o objetivo de melhorar a navegação e os serviços que lhe disponibilizamos.
Cookies das redes sociais
Estes cookies são estabelecidos por uma série de serviços das redes sociais que adicionamos ao website para permitir que possa partilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e conhecidos. Eles são capazes de rastrear a sua navegação por outros websites e criar um perfil sobre os seus interesses. Isso pode afetar o conteúdo e as mensagens que vê noutros websites que visita. Se não permitir estes cookies, talvez não consiga usar ou ver essas ferramentas de partilha.
Armazenar e/ou aceder a informações num dispositivo 715 os fornecedores podem usar esta finalidade
Cookies, identificadores de dispositivos ou identificadores online semelhantes (por exemplo, identificadores baseados em início de sessão, identificadores atribuídos aleatoriamente, identificadores baseados na rede) juntamente com outras informações (por exemplo, tipo de navegador e informações, idioma, tamanho do ecrã, tecnologias suportadas, etc.) podem ser armazenados ou lidos no seu dispositivo para reconhecê-lo sempre que se ligar a uma aplicação ou a um site, para uma ou várias das finalidades aqui apresentadas.
Publicidade e conteúdos personalizados, medição de publicidade e conteúdos, estudos de audiência e desenvolvimento de serviços 853 os fornecedores podem usar esta finalidade
Utilizar dados limitados para selecionar publicidade 665 os fornecedores podem usar esta finalidade
A publicidade que lhe é apresentada neste serviço pode basear-se em dados limitados, tais como o site ou a aplicação que está a utilizar, a sua localização não precisa, o seu tipo de dispositivo ou o conteúdo com que está (ou esteve) a interagir (por exemplo, para limitar o número de vezes que um anúncio lhe é apresentado).
Criar perfis para publicidade personalizada 531 os fornecedores podem usar esta finalidade
As informações sobre a sua atividade neste serviço (tais como formulários que envia, conteúdos que visualiza) podem ser armazenadas e combinadas com outras informações sobre si (por exemplo, informações sobre a sua atividade anterior neste serviço e outros sites ou aplicações) ou utilizadores semelhantes. Isto é então utilizado para criar ou melhorar um perfil sobre si (que pode incluir possíveis interesses e aspetos pessoais). O seu perfil pode ser utilizado (também mais tarde) para apresentar publicidade que pareça mais relevante com base nos seus possíveis interesses, por esta e outras entidades.
Utilizar perfis para selecionar publicidade personalizada 528 os fornecedores podem usar esta finalidade
A publicidade que lhe é apresentada neste serviço pode basear-se nos seus perfis de publicidade, que podem refletir a sua atividade neste serviço ou noutros sites ou aplicações (como os formulários que envia, os conteúdos que visualiza), possíveis interesses e aspetos pessoais.
Criar perfis para personalizar conteúdos 235 os fornecedores podem usar esta finalidade
As informações sobre a sua atividade neste serviço (por exemplo, formulários que envia, conteúdos não publicitários que visualiza) podem ser armazenadas e combinadas com outras informações sobre si (tais como informações sobre a sua atividade anterior neste serviço ou noutros sites ou aplicações) ou utilizadores semelhantes. Isto é então utilizado para criar ou melhorar um perfil sobre si (que pode incluir, por exemplo, possíveis interesses e aspetos pessoais). O seu perfil pode ser utilizado (também mais tarde) para apresentar conteúdos que pareçam mais relevantes com base nos seus possíveis interesses, como por exemplo, adaptando a ordem pela qual os conteúdos lhe são apresentados, para que seja ainda mais fácil para si encontrar conteúdos que correspondam aos seus interesses.
Utilizar perfis para selecionar conteúdos personalizados 209 os fornecedores podem usar esta finalidade
Os conteúdos que lhe são apresentados neste serviço podem basear-se nos seus perfis de personalização de conteúdos, que podem refletir a sua atividade neste ou noutros serviços (por exemplo, os formulários que envia, os conteúdos que visualiza), possíveis interesses e aspetos pessoais, tais como ao adaptar a ordem pela qual os conteúdos lhe são apresentados, para que lhe seja ainda mais fácil encontrar conteúdos (não publicitários) que correspondam aos seus interesses.
Medir o desempenho da publicidade 774 os fornecedores podem usar esta finalidade
As informações relativas à publicidade que lhe é apresentada e à forma como interage com a mesma podem ser utilizadas para determinar quão bem um anúncio funcionou para si ou para outros utilizadores e se os objetivos da publicidade foram alcançados. Por exemplo, se viu um anúncio, se clicou nele, se esse anúncio o levou a comprar um produto ou a visitar um site, etc. Isto é muito útil para compreender a relevância das campanhas publicitárias.
Medir o desempenho dos conteúdos 386 os fornecedores podem usar esta finalidade
As informações relativas a que conteúdos lhe são apresentados e à forma como interage com os mesmos podem ser utilizadas para determinar se os conteúdos (não publicitários), por exemplo, chegaram ao público-alvo e corresponderam aos respetivos interesses. Por exemplo, se leu um artigo, viu um vídeo, ouviu um podcast ou viu uma descrição de um produto, quanto tempo passou neste serviço e nas páginas Web que visita, etc. Isto é muito útil para compreender a relevância dos conteúdos (não publicitários) que lhe são mostrados.
Compreender os públicos através de estatísticas ou combinações de dados de diferentes fontes 483 os fornecedores podem usar esta finalidade
Os relatórios podem ser gerados com base na combinação de conjuntos de dados (como perfis de utilizadores, estatísticas, pesquisa de mercado, dados analíticos) relativos às suas interações e às de outros utilizadores com conteúdos publicitários ou (não publicitários) para identificar características comuns (por exemplo, para determinar que públicos-alvo são mais recetivos a uma campanha publicitária ou a determinados conteúdos).
Desenvolver e melhorar serviços 576 os fornecedores podem usar esta finalidade
As informações sobre a sua atividade neste serviço, como a sua interação com anúncios ou conteúdos, podem ser muito úteis para melhorar produtos e serviços e para desenvolver novos produtos e serviços com base nas interações do utilizador, o tipo de público, etc. Esta finalidade específica não inclui o desenvolvimento ou melhoria de perfis e identificadores de utilizadores.
Utilizar dados limitados para selecionar conteúdos 143 os fornecedores podem usar esta finalidade
Os conteúdos que lhe são apresentados neste serviço podem basear-se em dados limitados, tais como o site ou aplicação que está a utilizar, a sua localização não precisa, o seu tipo de dispositivo ou com que conteúdo está (ou esteve) a interagir (por exemplo, para limitar o número de vezes que um vídeo ou um artigo lhe são apresentados).
Utilizar dados de geolocalização precisos 268 parceiros podem usar esta funcionalidade especial
Com a sua aceitação, a sua localização precisa (num raio inferior a 500 metros) pode ser utilizada para apoiar as finalidades explicadas neste aviso.
Procurar ativamente as características do dispositivo para identificação 139 parceiros podem usar esta funcionalidade especial
Com a sua aceitação, determinadas características específicas do seu dispositivo podem ser solicitadas e utilizadas para o distinguir de outros dispositivos (como os tipos de letra ou plug-ins instalados, a resolução do seu ecrã) para apoiar as finalidades explicadas neste aviso.
Garantir a segurança, evitar e detectar a fraude, e corrigir erros 546 parceiros podem usar esta finalidade especial
Sempre ativos
Os seus dados podem ser utilizados para monitorizar e prevenir atividades incomuns e possivelmente fraudulentas (por exemplo, no que se refere à publicidade, cliques em anúncios por “bots”) e garantir que os sistemas e processos funcionam de forma adequada e segura. Também podem ser utilizados para corrigir quaisquer problemas que o utilizador, o editor ou o anunciante possam encontrar no âmbito da disponibilização de conteúdos e anúncios e na sua interação com os mesmos.
Disponibilizar e apresentar publicidade e conteúdos 547 parceiros podem usar esta finalidade especial
Sempre ativos
São utilizadas determinadas informações (como um endereço IP ou capacidades do dispositivo) para garantir a compatibilidade técnica do conteúdo ou da publicidade e para facilitar a transmissão do conteúdo ou anúncio para o seu dispositivo.
Fazer corresponder e combinar dados de outras fontes de dados 387 parceiros podem usar esta funcionalidade
Sempre ativos
As informações sobre a sua atividade neste serviço podem ser comparadas e combinadas com outras informações relacionadas consigo e provenientes de várias fontes (por exemplo, a sua atividade num serviço online separado, a sua utilização de um cartão de fidelização na loja ou as suas respostas a um inquérito), para apoiar as finalidades explicadas neste aviso.
Ligar dispositivos diferentes 343 parceiros podem usar esta funcionalidade
Sempre ativos
Para apoiar as finalidades explicadas neste aviso, o seu dispositivo pode ser considerado como provavelmente ligado a outros dispositivos que lhe pertencem ou ao seu agregado familiar (por exemplo, porque tem sessão iniciada no mesmo serviço no telefone e no computador, ou porque pode usar a mesma ligação à Internet em ambos os dispositivos).
Identificar dispositivos com base em informações transmitidas automaticamente 519 parceiros podem usar esta funcionalidade
Sempre ativos
O seu dispositivo pode ser distinguido de outros dispositivos com base nas informações que envia automaticamente ao aceder à Internet (por exemplo, o endereço IP da sua ligação à Internet ou o tipo de navegador que está a utilizar) para apoiar as finalidades expostas neste aviso.
Guardar e comunicar opções de privacidade 371 parceiros podem usar esta finalidade especial
Sempre ativos
As escolhas que faz relativamente às finalidades e entidades incluídas neste aviso são guardadas e disponibilizadas a essas entidades, sob a forma de sinais digitais (como, por exemplo, uma cadeia de caracteres). Isto é necessário para permitir que este serviço e essas entidades respeitem essas escolhas.