Ucrânia-Bélgica, 0-0 Ucrânia ficou empatada na fase de grupos (crónica)
Empates no grupo E deixam ucranianos de fora. Bélgica avança e apanha... a França
Com um empate a zero, Ucrânia e Bélgica selaram destinos diferentes neste Euro 2024. Belgas apanham França, ucranianos... vão para casa.
Se, por um lado, a Bélgica entrou igual a si própria para este jogo decisivo, Serhiy Rebrov decidiu apostar numa linha de cinco defesas, com Yaremchuk e Dovbyk em conjunto na frente, algo inédito neste Campeonato da Europa. Essa linha podia ter sido quebrada logo ao início, com De Bruyne a soltar Lukaku, que falhou. De Bruyne voltou a tentar, num livre ainda distante, mas não conseguiu acertar no alvo.
Este foi um jogo de poucas chances. Yaremchuk e Dovbyk combinaram bem, mas poucos foram os remates à baliza de Casteels. Na segunda parte, Yannick Carrasco podia fazer a diferença, mas Trubin, guarda-redes do Benfica, esteve bem entre os postes.
Malinovskyi entrou e quase marcava um golo, não fosse Castagne colocar-se à frente. Já na compensação, Sudakov teve o apuramento - e a liderança do grupo - nos pés, mas a bola ficou nas mãos de Casteels. Um desperdício que valeu a despedida para os ucranianos que, apesar de terem os mesmos quatro pontos que todos os elementos do grupo, ficaram em último devido à diferença de golos. Aquela derrota por 0-3 na primeira jornada, com a Roménia, voltou para atormentar os ucranianos. A Bélgica, por seu turno, ficou no segundo posto, garantindo assim o primeiro grande jogo dos oitavos de final: um França-Bélgica.