O maior pesadelo de Vlachodimos

Benfica O maior pesadelo de Vlachodimos

NACIONAL05.08.202322:04

Supertaça à vista. Perante adversário que nos últimos anos tem sido o pior pesadelo das águias. E também de Vlachodimos. O guardião grego prepara-se para enfrentar o FC Porto pela 12.ª vez, sendo este o emblema que mais vezes o internacional grego enfrentou desde que se mudou para Portugal. E das 11 ocasiões anteriores as boas recordações são escassas. Apenas três vitórias e um empate, o resto foram sete derrotas. Com 18 golos sofridos no total. O que perfaz média de 1,63 golos sofridos por jogo. Nenhum outro adversário nas competições internas se assemelha (ver tabela) ou lhe marca tantos golos.

Apenas em duas ocasiões não sofreu qualquer golo. A primeira em outubro de 2018, em que as águias venceram na Luz pela margem mínima (1-0, golo de Haris Seferovic), naquele que foi, curiosamente, o seu desafio de estreia contra os dragões; a outra, quatro anos depois, já na temporada passada, na vitória também pela margem mínima no Estádio do Dragão (1-0, golo de Rafa). Foi, de resto, na sequência deste jogo que o guarda-redes teve desabafo registado pelos meios internos do clube, e emitido no final da época, que lhe valeu um processo de inquérito que ainda decorre nas instituições da justiça desportiva. A outra vitória que conta no currículo aconteceu em 2019, no Estádio do Dragão (2-1, golos de Rafa e João Félix).

Os resultados mais pesados que registou foram um 1-3 no Estádio do Dragão em 2021, na estreia de Nélson Veríssimo no comando da equipa após saída de Jorge Jesus, e um 2-3 em fevereiro de 2020.

Pesadelo maior para o guarda-redes de 29 anos, apenas nas competições europeias: Em quatro jogos contra o Bayern Munique sofreu 16 golos, média de quatro golos por jogo, ou seja sinónimo de goleadas em todas as partidas.

Terceira Supertaça

O internacional grego do Benfica prepara-se, também, para disputar a terceira Supertaça pelas águias. Perdeu uma, precisamente contra o FC Porto, em 2020, com derrota por 0-2 (golos de Zé Luís e Marega), que garantiu o troféu para os dragões. Venceu a outra, em 2019, frente ao Sporting, em jogo que as águias impuseram goleada por 5-0. O jogo de quarta-feira pode garantir-lhe o quarto troféu (dois campeonatos e uma Supertaça) em Portugal. A partida surge numa fase em que se discute a possibilidade de chegarem reforços para a baliza encarnada.

O jogo com o FC Porto permitirá perceber se Vlachodimos mantém a boa forma que registou na época passada, em que obteve 28 jogos (em todas as provas) sem sofrer golos, naquela que foi a melhor época da carreira. 

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer