‘Mais’ Benfica na equipa técnica de Bruno Lage
A nova equipa técnica do Benfica /SL Benfica

‘Mais’ Benfica na equipa técnica de Bruno Lage

NACIONAL07.09.202422:25

Nuno Santos é principal novidade e Fernando Ferreira deixa o clube; Ricardo Rocha, também ex-jogador das águias, continua

O Benfica revelou, este sábado, a equipa técnica que vai trabalhar com Bruno Lage neste regresso ao Benfica: Luís Nascimento, irmão de Lage, será o treinador-adjunto, tal como Carlos Cachada e Ricardo Rocha, sendo que este último transitou do reinado de Roger Schmidt. Alexandre Silva (preparador físico), Nuno Santos (treinador de guarda-redes), Jhony Conceição (treinador-analista) e Diogo Camacho (treinador-analista) também são parte da reformulação no clube.

A principal novidade prende-se com a saída (da equipa técnica e do clube) de Fernando Ferreira, treinador de guarda-redes que estava nas fileiras das águias desde 2012/2013, recrutado ao rival Sporting. Importa referir que este seguiu Bruno Lage na promoção da equipa B para a principal na época 2018/19, temporada que acabou com a conquista do 37.º título nacional da formação benfiquista.

Para o seu lugar entrou Nuno Santos, um antigo jogador das águias neste novo século, tendo realizado apenas duas partidas oficiais pelos encarnados, que o emprestaram a vários clubes, casos de Badajoz (Espanha), Santa Clara, Beira-Mar e V. Setúbal. Em 2004/05, saiu em definitivo para o Santa Clara, no qual permaneceu durante três temporadas. Passou ainda pelo Gondomar e pelo Arouca. No estrangeiro, jogou nos Estados Unidos, Canadá e Chipre.

Terminou a carreira em 2012 e abraçou a função de treinar a nova geração. O Farense foi o seu primeiro trabalho, antes de sair novamente do País, para rumar ao Canadá, no qual estabeleceu-se como coordenador da formação de guarda-redes até 2016.

Em 2018/19, fez parte da staff de Christophe Galtier no Lille, sendo uma peça decisiva na evolução de Mike Maignan, atualmente dono da baliza da seleção francesa, vice-campeã do Mundo. Durou apenas uma temporada a estadia em França, pois o bom trabalho de Nuno Santos foi apreciado por um dos maiores treinadores do Mundo: José Mourinho quis o compatriota em Inglaterra, na altura no Tottenham.

Mike Maignan é dono da baliza da França /IMAGO

As coisas não correram bem na equipa londrina e José Mourinho foi dispensado do cargo em abril de 2021. Seguiu-se a aventura em Itália ao serviço da Roma e o técnico setubalense voltou a confiar em Nuno Santos para orientar os guarda-redes, com Rui Patrício, campeão europeu por Portugal em 2016, em plano de evidência, tendo sido uma das peças-chave nas consecutivas finais europeias da equipa romana, vencedora da Liga Conferência em 2021/22 e vice-campeã da Liga Europa, na época seguinte.

Nuno Santos trabalhou com Rui Patrício, campeão europeu por Portugal em 2016

Na época passada, Nuno Santos foi visto nas instalações do Benfica Campus, no Seixal, a assistir ao Benfica-Vizela da Liga Revelação ao lado de Dimas e Paulo Madeira, também antigos jogadores dos encarnados.

Ricardo Rocha encarna a mística

No começo da presente temporada, o Benfica anunciou a contratação de Ricardo Rocha, que rendeu Javi García na equipa técnica de Roger Schmidt. O antigo defesa-central português jogou de águia ao peito durante quatro temporadas e meia, entre 2002/03 e janeiro de 2007, altura em que saiu para o Tottenham. Foi campeão nacional em 2005, com Giovanni Trapattoni, conquistando ainda uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Ricardo Rocha e Katsouranis perseguem Rui Costa

Depois de uma passagem pelos escalões de formação do Tirsense, Ricardo Rocha cumpre a primeira experiência como adjunto numa equipa profissional e terá, provavelmente, como missão transportar a mística benfiquista ao plantel encarnado.