Tudo fazia parte do crescimento de um jogador, então, com 15 anos
Nas últimas duas épocas, Abel Ferreira teve a missão de lapidar Endrick no Palmeiras. E, mais do que as instruções em campo, o treinador português dedicou muito tempo a longas conversas com o jovem de 17 anos, sobre como lidar com as críticas e com a fama repentina.
Em entrevista à ESPN, Abel revelou como o jovem atacante o impressiona pela maturidade. «Eu não sei se são os pais, se alguma assessoria, os treinadores ou os diretores da formação.... O que sei é que é um miúdo com cabeça boa. E tudo aconteceu muito rápido. Ele ultrapassou vários escalões, queimou etapas, o que pode ser difícil quando vierem as primeiras pancadas e dificuldades», disse o treinador.
Com o portista Wendell no onze (Galeno e Pepê não saíram do banco), o Brasil voltou às vitórias na estreia de Dorival Junior e com golo do menino do Palmeiras que o Real Madrid já contratou. Para Inglaterra foi a primeira derrota desde o Mundial-2022
Endrick começou a destacar-se com 15 anos no Palmeiras na inédita conquista da Copa São Paulo de 2022. Muitos quiseram logo vê-lo no Mundial de Clubes no mês seguinte, mas Abel deixou-o fora da lista. E justificou: «Eu sempre lhe disse: só vais estar preparado para o futebol quando lidares do mesmo modo com seres capa do jornal hoje e amanhã última página. E disse-lhe: vai à Disney, s.f.f. Não por não apostar nele, mas sim para que ele continuasse a formar-se como pessoa. Porque, quanto melhor homem for, melhor jogador ele vai ser.»
PODERÁ TAMBÉM INTERESSAR-LHE: A ENTREVISTA COMPLETA A JOÃO CANCELO