Num ano e meio, jogou apenas cinco minutos e vai sair a custo zero

FC Porto Num ano e meio, jogou apenas cinco minutos e vai sair a custo zero

NACIONAL14.05.202313:17

Do grupo de jogadores apontados a uma saída a custo zero, como Uribe, o caso de Fernando Andrade é o mais singular. Num ano e meio, o extremo brasileiro jogou apenas cinco minutos, numa partida referente à jornada 34, contra o Estoril, na temporada passada, que foi de consagração ao campeão nacional.

Entrou e bastaram três minutos para marcar, fechando o placard em 2-0 para os azuis e brancos. Esta época não tem um único minuto de utilização e apenas por uma vez foi suplente não utilizado, frente ao Rio Ave, na 21.ª jornada da Liga, jogo que os dragões venceram por 1-0.


Não foi por falta de mercado que o brasileiro não saiu em janeiro. Teve propostas do Brasil e da Grécia, sondagens dos mercados árabes e turco, mas a saída, por vontade própria ou por decisão do treinador, não se concretizou. O estatuto de agente livre proporcionará a Fernando Andrade posição negocial mais vantajosa para um jogador que em janeiro celebrou 30 anos, mas cuja permanência num quadro de acentuada suplência levanta muitas questões aos adeptos portistas.


Fernando Andrade foi contratado ao janeiro de 2019 ao Santa Clara. A SAD pagou 1,5 milhões por 90 por cento do passe e a história do extremo no FC Porto resume-se a esse meio ano na equipa (22 jogos, dois golos) e ao jogo solitário contra o Estoril, 

Leia mais na edição impressa ou subscreva a edição digital de A BOLA