Novo máximo de pontos na Liga no horizonte

Benfica Novo máximo de pontos na Liga no horizonte

NACIONAL07.04.202309:35

A tarefa não se afigura fácil, até porque a etapa final desta Liga 2022/2023, além do clássico de hoje com o FC Porto, ainda reserva ao Benfica um dérbi em Alvalade e a receção ao SC Braga, mas não é, até ver, impossível.


Na época de estreia no Benfica e no futebol português, Roger Schmidt avista no horizonte a possibilidade de poder vir a estabelecer um novo recorde de pontuação no Campeonato desde que as vitórias passaram a valer três pontos (a partir de 1995/1996). Aos atuais 71 pontos acumulados ao cabo de 27 jornadas ainda pode juntar mais 24, perfazendo total de 95. Teria para tal de vencer todos os jogos que faltam, mas até tem margem para perder três pontos, o que ainda lhe permitiria atingir os 92.


Fixar novo máximo pontual na Liga logo na época seguinte à de Sérgio Conceição ter estabelecido o atual teto de 91 pontos seria algo absolutamente notável.


Depois de garantir a conquista do título com vitória na Luz na penúltima jornada, igualando os 88 pontos que já conseguira em 2017/18, no primeiro título pelos dragões, e que então igualaram o máximo fixado pelo Benfica de Rui Vitória em 2015/16, Conceição, recorde-se, mesmo com as faixas de campeão já na mão, não deixou os festejos atrapalharem o objetivo de vencer a derradeira jornada e com triunfo sobre o Estoril no Dragão logrou 91 pontos (em 102 possíveis, aproveitamento de 89,21 por cento).


Independentemente de poder registar nova pontuação recorde no campeonato português, Roger Schmidt, muito provavelmente, irá alcançar a maior pontuação da carreira como treinador. O máximo que tem de bater são os 81 pontos que conquistou na época passada, ao comando do PSV de Eindhoven, e que superaram os 80 que lograra na segunda época na Áustria (2013/2014), ao serviço do Red Bull Salzburgo, e que lhe garantiram o primeiro e único campeonato que tem no currículo. Se vencer o clássico, uma pontuação não muito superior será suficiente para assegurar a conquista do 38 para o clube da Luz.