Não se esqueça: Copa América só poderá ter prolongamento... na final
Argentina-Chile, na Copa America (IMAGO / Action Plus)

Não se esqueça: Copa América só poderá ter prolongamento... na final

INTERNACIONAL03.07.202422:05

Regra entra em vigor a partir dos quartos de final da competição

Terminada a fase de grupos da Copa America, estão finalmente definidas as equipas que se vão enfrentar nos quartos de final da prova em busca de levantarem o troféu. Argentina e Equador darão, no dia 5 deste mês, o pontapé de saída da partida que vai abrir os quartos de final do torneio.

Conforme informa o TNT Sports, nenhum jogo das eliminatórias da Copa América terá prolongamento. Em caso de empate ao fim dos 90 minutos, todas as partidas irão diretas para grandes penalidades. Esta regra só não se aplica ao jogo da final.

A regra apanhou de surpresa alguns adeptos que reagiram com algum choque à notícia. Contudo, vale a pena frisar que esta regra não é exclusiva da Copa America 2024. Na verdade, a ausência de prolongamento tem sido aplicada em todos os torneios da Copa América, com exceção de 2011 (Argentina), onde a maioria dos jogos da eliminatória (antes da final) foram decididos após o prolongamento.

Uma das razões possíveis para esta regra poderia ser o clima da América do Sul, onde desde o início foi realizada a Copa America, que poderia ser fisicamente exigente para os jogadores jogarem 120 minutos. Dada também a intensidade dos jogos e o pouco espaço de tempo entre partidas, evitar jogar mais 30 minutos poderia ajudar a recuperação dos jogadores.

No entanto, são apenas especulações e não existe nenhuma explicação oficial para o facto de a fase a eliminar da Copa America não ter prolongamento. Esta tem sido a norma desde que se realizou a primeira edição do torneio, em 1916 e, apesar de ser um torneio que já viu passar os melhores jogadores do mundo, nunca alterou as regras para se assemelhar a outros torneios de seleções.