Estoril tem papel determinante na operação e tenta ter o médio diante do Benfica. Horas decisivas para definir o ‘timing’ para a chegada a Alvalade. Pode ser só depois da Final Four
A oficialização de Koba Koindredi como reforço do Sporting está, neste momento, condicionada pela participação do Estoril na Final Four da Taça da Liga. O que quer isto dizer? Passemos a explicar. Para já, tal como A BOLA havia adiantado, existe um acordo para o médio de 22 anos ser reforço de Rúben Amorim numa transferência válida até 2029 e que andará na ordem dos €4 milhões por 90 por cento do passe. Porém, apesar apesar desse acordo e do sinal positivo do Valência, o Estoril acaba por ter papel determinante nesta operação porque, convém lembrar, garantiu opção de compra de Koba Koindredi por €3 milhões.
Sim, está disponível para o jogo com o Benfica, até alguma informação em contrário. A única coisa que sei e que foi dita pelo meu presidente é que o Koba hoje jogou, amanhã [hoje] vai treinar e depois de amanhã vai treinar.
Será, aliás, por esse valor que o Estoril irá garantir o jogador junto do Valência para, depois, então, o ceder aos leões (não pode ser transferido duas vezes na mesma janela de mercado) por empréstimo com cláusula obrigatória de compra. Um processo que leva o seu tempo — convém lembrar que ontem o Estoril foi a jogo com o Arouca e Koindredi foi titular — ao qual o Estoril, de resto, vai tentar prolongar (pelo menos...) até ao jogo com o Benfica, da Taça da Liga, em Leiria, na quarta-feira.
Algo que, de resto, até foi confirmado hoje por Vasco Seabra, técnico dos estorilistas. «Sim, está disponível para o jogo com o Benfica, até alguma informação em contrário. A única coisa que sei e que foi dita pelo meu presidente é que o Koba hoje jogou, amanhã [hoje] vai treinar e depois de amanhã vai treinar. Até alguma informação em contrário, a naturalidade das coisas tem sido esta. O Koba tem estado estável, sereno, com muita vontade de nos ajudar e nós a ele para continuar a crescer», disse.
Após a receção ao Arouca, o treinador do Estoril reiterou que conta com o médio francês, declarando não ter conhecimento de qualquer informação sobre a sua saída
Balanço feito, então, resta definir o timing para a chegada do reforço a Alvalade, sendo que, para já, o mais provável é que possa ser trunfo estorilista diante do rival encarnado dos leões. Algo que poderia ser motivo de uma outra discussão, caso, por exemplo, uma final colocasse Sporting e Estoril frente a frente. Esta competição que arranca depois de amanhã tem, assim, condicionada a oficialização do médio. E caso não apareça nenhum volte-face nas próximas horas neste processo (o que não será cenário impossível...), Koba poderá ser apresentado só mesmo depois da competição.
Essugo também 'congelado' e apto para o SC Braga
Trata-se de um processo idêntico ao de Koba Koindredi mas em sentido inverso. Falamos de Essugo, médio de 18 anos, que deverá ser cedido por empréstimo - Chaves está na frente para receber o médio - nesta janela de mercado. Porém, enquanto não chega uma alternativa para o setor, Essugo mantém-se nas contas e, para já, trabalha hoje com o restante plantel preparando-se para viajar para Leiria com a equipa leonina. O jovem médio apenas terá luz verde para abraçar um novo projeto quando Koba tiver essa mesma disponibilidade do lado dos estorilistas. Ainda num impasse...